Grupos de notícias



Tributos municipais serão pagos com cartões de crédito, em Anápolis.


A Prefeitura de Anápolis já está organizando a implantação de um novo sistema para possibilitar aos contribuintes o pagamento de tributos municipais com o uso de cartões de crédito ou débito.

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 28 de fevereiro chamada pública para contratação de operadoras de cartões de crédito e débito visando exatamente a implantação de sistema informatizado de gestão de pagamentos de tributos municipais com cartões de crédito e débito.

O processo é de responsabilidade secretaria municipal de Economia atualmente gerida por Oldair Marinho. O secretário explicou que já existe uma empresa que se apresentou para operar o sistema. O processo está em fase de certificação de documentos.

“Se os documentos forem validados, a empresa deve começar operar no máximo até o final desse mês”, projeta Oldair Marinho.

O secretário informa que tributos como IPTU, ITU e o ISS poderão ser pagos com o uso da nova ferramenta. Oldair Marinho acrescentou que no ato do pagamento, independente de ser escolhida a modalidade débito, os recursos vão direto e integralmente a vista para o município  sem qualquer ônus adicional.

Oldair Marinho informou que qualquer empresa interessada pode se credenciar para operar o sistema sem restrição de bandeiras. As operadoras precisam ser homologadas e devidamente autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

O secretario de Economia disse que o uso de cartões de crédito e débito já funcionam em várias cidades do Brasil, inclusive na Prefeitura de Goiânia. O objetivo é oferecer uma nova ferramenta que facilite a vida dos contribuintes na hora de pagar os tributos.

“O uso do cartão de crédito ou débito para o pagamento dos tributos municipais vai funcionar como no comércio convencional. Cada um vai escolher como utilizar o serviço”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Oldair Marinho os contribuintes vão continuar parcelando o pagamento assim como funciona atualmente. Só que no lugar dos carnês, vão ter a facilidade do uso dos cartões.

“Quem quiser pagar a vista, pode, usa o débito. Quem não puder, usa o crédito, parcela o tributo. Interessante é que se o IPTU vence no dia 10 de cada mês, por exemplo, mas o contribuinte não tem o dinheiro naquela data, basta ele parcelar o imposto que vai ser cobrado na data do vencimento de sua fatura”, frisou Oldair Marinho acrescentando que a inadimplência do pagamento da fatura por parte do cliente não é de responsabilidade do tesouro municipal.


//