Grupos de notícias



Reforçando serviços para pessoas em situação de rua, Prefeitura celebra convênio com mais uma casa de passagem


Com o termo de colaboração, Associação Instituto Church receberá recursos do município para continuidade do trabalho social.

Por meio da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, a Prefeitura de Anápolis assinou nesta quinta-feira, 2, termo de colaboração do serviço de acolhimento institucional de pessoas em situação de rua, na modalidade casa de passagem, com a Associação Instituto Church.

A medida, que permite ampliar os serviços já oferecidos pelo município para garantir proteção integral à população em situação de rua, ocorre com base no Edital de Chamamento Público nº 05/2022. A partir da assinatura do documento, o município passa a enviar mensalmente recursos para contribuir com o manutenção da instituição. O mesmo acontece com a Casa de Passagem Missão Vida, que também possui convênio com a Prefeitura.

Com o Centro Pop, hoje o município oferece a pessoas em situação de rua refeições, banho, roupas e agasalhos, cobertores, encaminhamento para comunidades terapêuticas, além de cursos de qualificação profissional, encaminhamento para o mercado de trabalho, casa de passagem e equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais.

A secretária da pasta, Eerizania Freitas falou do cuidado da gestão com as pessoas de Anápolis. “Não existem pessoas invisíveis em nossa cidade, nós conhecemos cada pessoa em situação de rua, a história e tudo que envolve esse cidadão. Para quem não sabe, toda a população em situação de rua é atendida. O Centro Pop faz esse atendimento com alimentação, espaço para higiene, lavanderia, atendimento médico, equipes técnicas e encaminhamento para casa de passagem. Então dizer que essa parceria com o Instituto Church e o Terceiro Setor, por meio da política da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, tem feito com que a gente avance ainda mais e que Anápolis seja referência em Goiás”, afirma a secretária.

“As instituições antigamente tinham receio de chegar até a Prefeitura, receio de chegar até a secretária, porque não conseguia esse acesso. Elas não tinham o apoio da Prefeitura. Hoje, nós estamos, através da gestão Roberto Naves, dando voz ativa às instituições e eu fico muito feliz. A parceria que a Prefeitura tem hoje com os abrigos de idosos, com os acolhimentos de crianças, com as comunidades terapêuticas, com as casas de passagem, fortalece muito a rede de proteção, fortalece muito as políticas sociais do nosso município”, destacou a primeira-dama de Anápolis e deputada estadual, Vivian Naves.

O prefeito Roberto Naves falou dos avanços e enfatizou a importância da Prefeitura para a execução dos trabalhos. “É preciso se lembrar do passado para entender o presente e valorizar o futuro. Por muito tempo as instituições socioassistenciais do município foram tratadas com descaso pelo poder público, e se não fosse o trabalho da Prefeitura de Anápolis nos últimos anos para mantê-las vivas, com certeza a maioria delas não existiriam mais. Por isso, a assinatura do convênio de hoje só reforça ainda mais o nosso compromisso na missão de cuidar de pessoas”, disse o prefeito.

Participaram da solenidade o prefeito Roberto Naves, a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, a secretária de Integração Social, Esporte de Cultura, Eerizania Freitas, o juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi, o representante da Associação Instituto Church, pastor Divino Braga, vereadores, representantes das comunidades terapêuticas e sociedade civil.

Uma casa de passagem acolhe provisoriamente pessoas em situação de rua, proporcionando-lhes o suprimento de suas necessidades básicas, tais como: alimentação, higiene, atendimento à saúde e lazer, com profissionais preparados para receber os usuários em qualquer horário do dia ou da noite, enquanto se realiza um estudo diagnóstico detalhado de cada situação para os encaminhamentos necessários.
O objetivo é acolher e garantir a proteção integral do indivíduo, contribuindo para a prevenção do agravamento, reestabelecendo vínculos, possibilitando a convivência comunitária e promovendo o acesso à rede socioassistencial. Além disso, oferece oportunidades de trabalho, de desenvolvimento das suas aptidões, por meio de cursos de qualificação e requalificação profissional, programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais.


//