Grupos de notícias



Prefeitura de Anápolis anuncia mudança na gestão do Hospital Alfredo Abrahão


Unidade passa a ser operada pela Funev e passa a atender pacientes ortopédicos referenciados e contrarreferenciados

A Prefeitura de Anápolis anunciou nesta terça-feira (3) mudança na gestão do Hospital Municipal Alfredo Abrahão (HMAA). A Associação Beneficente João Paulo II, Organização Social (OS) que gere a unidade, será substituída pela Fundação Universitária Evangélica (Funev).

A Funev é a OS responsável pela operação de toda a rede de atenção básica, com as 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a UPA Pediátrica e o Centro Médico Jaiara. A transição começa já nesta quarta-feira (4), e a nova gestora assume na sexta-feira (6).

O HMAA também passa a atender por referência e contrarreferência pacientes ortopédicos de baixa e média complexidade. A medida vai desafogar a rede de pronto atendimento instalada no município. O prefeito Roberto Naves garantiu que a mudança elevará a qualidade do atendimento aos pacientes e anunciou uma nova licitação, já prevendo a implantação do pronto atendimento.

“A Funev é uma OS que tem expertise e vai oferecer um serviço de qualidade. Vamos abrir de imediato uma nova licitação, mudando o perfil do hospital e vamos fazer o que a população tem solicitado, que é de ter os dois hospitais de porta aberta. A nova licitação vai fazer do Alfredo Abrahão um hospital de porta aberta, assim como o Hospital Georges Hajjar, que será inaugurado em breve”, anunciou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu pela revogação do certame que teve como vencedor o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), uma vez que houve questionamentos jurídicos, o que estenderia o prazo de transição e prejudicaria a plena operação do HMAA. Destarte, a Prefeitura fará o distrato com a OS.

“Tivemos que esperar toda a questão legal. Fizemos uma nova licitação, um novo contrato, mas havia questionamentos. Não hesitamos em mudar e fazer a coisa certa. Para não corrermos risco, fazer aquilo que sempre fizemos, que é respeitar o dinheiro público. Por isso estou tomando essa decisão e colocando a Funev para administrar o Hospital Alfredo Abrahão. Queremos um bom atendimento e um contrato que dê tranquilidade para o hospital funcionar da forma que tem que funcionar”, completou o prefeito.

“Assumimos este desafio pelo bem da cidade de Anápolis e pensando na complexidade da rede e no melhor atendimento ao cidadão. Administramos cinco contratos de gestão no estado e sempre priorizamos um acolhimento de qualidade”, afirmou o diretor executivo da Funev, João Pedro Santos.

Inaugurado em 2021, o Hospital Municipal Alfredo Abrahão tem três mil metros quadrados de área construída. Há dez leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de leitos de internação e enfermaria, e três centros cirúrgicos disponíveis para atendimentos de urgência e emergência em ortopedia, traumatologia e cirurgias eletivas em várias especialidades.

Desde a inauguração, o hospital faz uma média de 390 cirurgias eletivas por mês. O HMAA já fez mais de 3 mil cirurgias de emergência em queimaduras. Mais de 50 mil pessoas já receberam atendimento ambulatorial no local.


//