Uma viatura da Polícia Militar do 4º BPM composta pelo SGT Dias e Soldado França agiram rapidamente e ajudaram a salvar a vida de um bebê recém-nascido na noite desta quarta-feira(30), na Av. Pedro Ludovico no Bairro Reny Cury, em Anápolis.
A viatura estava em patrulhamento de rotina pela Avenida Cachoeira Dourada, no bairro Paraíso, quando foi abordada por um motociclista que relatou que, no bairro Reny Cury, sua vizinha estava pedindo socorro, dizendo que o filho recém-nascido estava engasgado, roxo e sem respiração.
Prontamente, a equipe se dispôs a prestar apoio, seguindo o motociclista. Logo na Avenida Pedro Ludovico, no posto Paraíso, deparamo-nos com uma aglomeração de pessoas e o choro de uma mãe dizendo que seu filho prematuro, de apenas 20 dias, estava sem respirar e que já havia acionado o SAMU para deslocamento até o hospital, porém o atendimento estava demorando.
A mãe, aos prantos e sem saber o que fazer, entregou o recém-nascido ao comandante da equipe, que iniciou a manobra de Heimlich, obtendo êxito, e logo a criança começou a soltar uma espuma branca pela boca. Passei o recém-nascido para o Sd França, que deu continuidade à manobra, e, aos poucos, a criança voltou a respirar.
Com os batimentos lentos, mas respirando, colocamos a mãe, juntamente com o recém-nascido e sua prima, no banco da viatura e nos deslocamos para a UPA pediátrica, no bairro Maracanã.
O deslocamento foi muito rápido. Brevemente, chegamos ao hospital, onde o 2° Sgt Dias pegou o bebê e adentrou o hospital, sendo recepcionado pela equipe médica e de enfermagem, que levou a criança para a sala vermelha, UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Foram verificados os sinais vitais do bebê e, conforme o relatório médico descrito pela médica de plantão, o apoio e os primeiros socorros foram cruciais, pois o bebê apresentava sinais de engasgamento e deu entrada em bom estado geral, com o quadro revertido, chorando e com os sinais vitais estáveis.
Fonte: Rota Policial Anápolis