Uma criança de 3 anos foi internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) em Goiânia, após ser picada por um escorpião em Quirinópolis, no sudoeste de Goiás. O acidente aconteceu na casa da família da menina.
A mãe da criança, Ana Carolina Gonçalves Antunes, contou que, assim que percebeu a chegada do pai, a filha, Maria Cecíllya Gonçalves da Silva, saiu toda contente do interior da casa, quando encostou na parede, sem perceber que havia um escorpião. De imediato, os pais levaram a menina para o Hospital Municipal de Quirinópolis, onde ela recebeu os primeiros atendimentos na última quarta-feira (23). Após isso, ela foi encaminhada para Hospital de Doenças Tropicais de Goiânia (HDT).
Os médicos informaram aos pais que a garotinha está entubada, mas está reagindo bem à medicação. A mãe disse que a filha fez exames nesta sexta-feira (25) e aguarda os resultados.
A mãe contou que no setor que eles moram é frequente o aparecimento de escorpiões, sendo que ela já foi picada duas vezes. A prefeitura informou, em nota, que tem realizado um trabalho intensivo de vigilância para evitar aumento de casos.
Nota da prefeitura de Quirinópolis
Neste ano, foram 76 casos de aparecimento de escorpiões notificados em Quirinópolis. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Funasa, tem realizado um trabalho intensivo de vigilância, mapeamento de focos e prevenção, disponibilizando ainda um canal de atendimento direto pelo telefone (64) 9991-7716.