Após tomar conhecimento da situação insalubre na qual viviam quatro irmãos idosos (todos com idade acima de 80 anos) em uma fazenda no município de Orizona, no Sudeste de Goiás, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) propôs uma ação para resgatá-los. O órgão constatou que os irmãos viviam em meio ao lixo em uma casa com estrutura comprometida.
A ação de interdição com pedido liminar de curatela provisória (proteção), proposta pelo promotor de Justiça Diego Osório da Silva Cordeiro, veio após o serviço Municipal de Assistência Social informar ao MP-GO as condições precárias da habitação e falta de higiene do local onde moravam os irmãos.
Além disso, o MP-GO constatou, por meio de diligências e inspeções judiciais, a “incapacidade dos irmãos de cuidarem de si mesmos, inclusive nas questões relacionadas à saúde.”
Resgate
O promotor Diego Osório solicitou uma reunião com parentes dos quatro irmãos e uma sobrinha deles foi definida como curadora.
Segundo o MP-GO, o “caminho encontrado” foi levar os idosos para a cidade de Orizona, onde já tinham uma casa. A residência foi reformada e o mobiliário da fazenda usado no local.
O órgão garantiu que “atualmente os idosos estão bem cuidados, vivendo em ambiente limpo, bem equipado e com assistência constante.” “Até uma horta foi plantada no quintal, ficando sob os cuidados dos quatro”, completou.