Os golpistas estão inovando. Em Jaraguá estão usando a Bíblia como instrumento para dar calote nas pessoas. O delegado da Policia Civil na cidade, Glênio Ricardo, divulgou na manhã da última quarta-feira (20), um vídeo alertando a população sobre o novo golpe na cidade.
Segundo o delegado, os criminosos ligam para as pessoas se oferecendo para citar passagens bíblicas, gravam as ligações e depois solicitam empréstimos no nome das vítimas.
Glênio afirmou que até o momento nenhuma ocorrência foi registrada na delegacia, porém várias pessoas já confirmaram que receberam esse tipo de ligação.
“Durante a conversa, o criminoso faz várias perguntas, como ‘você aceita Jesus?’ e depois gravam a resposta “eu aceito”. Com a gravação, os criminosos solicitam empréstimos e crediários com o nome da vítima”, explica o delegado.
O delegado disse que começou a desconfiar após uma pessoa receber esse mesmo tipo de ligação várias vezes ao dia e ter contado a ele o fato.
“Fiquem atentos a esse novo golpe”, alerta o delegado.
Como funciona
O golpe, que já tem até nome: “Palavra do Senhor”, acontece de forma sutil: o criminoso liga para uma pessoa, questiona se ela “permite” a leitura de uma passagem bíblica. Em seguida, pede para ela dizer que “concorda” e se “gostou” da iniciativa.
Conforme a conversa avança, os golpistas perguntam se a pessoa “aceita” a Jesus como Salvador. Quando a pessoa que recebeu a ligação responde com a palavra sugestionada, os falsos evangelistas agradecem pelo tempo e encerram a ligação.
O golpe consiste em levar as pessoas a repetirem as palavras “permito”, “concordo”, “sim” e “aceito”. Essas palavras são gravadas para serem usadas em posteriores transações financeiras efetuadas por telefone ou mensagens de voz.