Se Lula (PT) venceu na Oceania, os boletins de urna indicam vitória de Jair Bolsonaro (PL) no Japão, um dos países com mais eleitores brasileiros, cerca de 76 mil. A votação na Ásia foi encerrada no início da manhã deste domingo (30).
Em Nagoya, o presidente ficou com 84% dos votos, cerca de 3,4 mil. Em Cingapura, Bolsonaro também venceu com 230 votos, contra 123 para Lula. Já na Indonésia, o presidente venceu com 32 votos, contra 15 para o candidato do PT. Todos os dados são extraoficiais e ainda não foram completados.
Eleições: por que Bolsonaro venceu no Japão no 1º turno?
Bolsonaro já havia vencido no Japão no primeiro turno, e agora consolida mais uma vitória contra Lula em terras japonesas. De acordo com o Coordenador da graduação de Relações Internacionais do Ibmec-RJ e cientista político, José Niemeyer, essa vitória pode ser explicada por Bolsonaro representar o lado mais conservador nestas eleições, ganhando a preferência dos nipo-brasileiros.
"No Japão, podemos perceber uma corelação entre uma sociedade que tem grupos muitos conservadores e, talvez, o brasileiro, que para lá emigra, meio que segue esse padrão de um voto conservador. A maior parte dos nipo-brasileiros [brasileiros com descendência japonesa] são grupos mais conservadores, e eles têm uma predileção em votar no presidente Jair Bolsonaro", explicou Niemeyer em entrevista ao BP Money.
A preferência do eleitorado brasileiro, que reside no Japão, por candidatos da direita e/ou centro-direita ocorre desde o pleito de 1989, quando foi realizada a primeira eleição presidencial brasileira no exterior.
Em 2018, inclusive, Bolsonaro alcançou incríveis 90% dos votos válidos no Japão, com Haddad (PT), ficando atrás dos demais concorrentes, como Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), entre outros.
Lula vence na China e na Coreia do Sul
Segundo divulgação extraoficial, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou vantagem nas duas principais cidades chinesas, Pequim e Xangai. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) levou a melhor no Cantão, no sul da China.
Já na Coreia do Sul, a vitória petista foi com 126 votos contra 70 para o atual chefe de Estado. Em Taiwan, na única seção eleitoral do país, em Taipé (Taipei), Bolsonaro recebeu 132 votos (56,65%) contra 101 de Lula (43,35%).
Em Singapura, Lula recebeu 230 votos (63,71%) contra 131 votos para Bolsonaro (36,29%).
No primeiro turno, Lula somou 138 mil votos no exterior, o que representava 47% de apoio. Bolsonaro ficou com 41%, com 122 mil votos.
As eleições no exterior, em 2022, entra para a história como o processo com a maior participação de brasileiros desde que o pleito passou a ser organizado para os nacionais pelo mundo. Estão inscritos quase 700 mil brasileiros para votar, o dobro do volume registrado em 2014.