O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) criou, implementou e está divulgando mais dois benefícios que propiciam custos menores para os proprietários de veículos automotores no processo de emissão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O primeiro é a redução nos valores cobrados pelos exames de aptidão física e mental. O outro é a possibilidade de renovação da CNH com custo zero, por meio do programa Bom Condutor. O presidente da autarquia, delegado Waldir Soares, explicou as medidas em entrevista à TV Brasil Central.
“O bom condutor, que não tem nenhuma infração de trânsito, pode renovar a CNH de forma automática e gratuita”, detalhou Waldir Soares. Mas conforme disse, há critérios, além de não ter infração de trânsito. Os beneficiários devem ter de 50 a 69 anos e dispor da CNH Digital.
Pessoas a partir de 70 anos não têm esse direito e precisam fazer os exames necessários para a renovação. “A redução das taxas dos exames, bem como a CNH gratuita foi uma proposta apresentada à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e ao Ministério dos Transportes, que foi acatada e incluída na legislação”, enfatizou o delegado Waldir. Em Goiás, 12 mil condutores de veículos já foram beneficiados com a emissão automática e gratuita da CNH.