Grupos de notícias



Com gerador queimado, hospital tem de transferir pacientes de UTI, em Jaraguá, para Anápolis.


Três pacientes que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Jaraguá (Heja) precisaram ser transferidos para Anápolis, a cerca de 80 quilômetros do município, depois que o gerador da unidade pegou fogo, na terça-feira (16), e deixou o local sem energia por duas horas e meia.

Segundo a direção do Heja, o problema foi causado por uma sequência de quedas no fornecimento de energia elétrica, que sobrecarregou o sistema. “O disjuntor do transformador da Enel que abastece a unidade sofreu uma pane geral com princípio de incêndio que foi logo controlado; o gerador foi desligado por medida de precaução o que gerou uma falta de energia no sistema elétrico do hospital”, informou, em nota, a unidade de saúde.

O Hospital também explicou que não houve eventos adversos entre os pacientes que ficaram e o sistema de baterias supriu a demanda para equipamentos e respiradores até a normalização do funcionamento. Além disso, não houve qualquer risco à segurança dos pacientes.

A direção do hospital reforçou que todas as autoridades foram notificadas do ocorrido para terem ciência da dificuldade de fornecimento regular de energia elétrica. “Os órgãos competentes têm ciência da incapacidade da linha e transformador da Enel que fornece energia elétrica para a unidade e das constantes quedas do fornecimento”, concluiu.

Enel nega responsabilidade

Questionada, a Enel afirmou que as falhas mencionadas no hospital e no gerador da unidade não tiveram nenhuma relação com eventos na rede de distribuição. Por meio de nota, a companhia informou que uma equipe esteve no local e identificou que se tratava de um defeito interno. “Foi solicitado à equipe de manutenção do hospital o desligamento da energia da unidade para que a equipe do hospital realizasse a manutenção interna, que é de responsabilidade da unidade. Com isso, foi acionado o gerador interno”, pontuou.

A Enel afirma também que, mais tarde, a equipe de manutenção do hospital informou que o gerador interno apresentou problemas e a companhia disponibilizou um gerador para a unidade. “Assim que nosso equipamento chegou fomos informados que o defeito no gerador já havia sido corrigido e que não seria necessária a instalação do equipamento cedido pela Enel”.

E finaliza: “Apesar de o defeito apresentado na terça-feira estar relacionado a um defeito interno na unidade consumidora, a Enel fará uma análise técnica da rede e equipamentos que atendem o Hospital. A companhia ressalta, ainda, que monitora e prioriza todas as ocorrências que impactam unidades de saúde no Estado”.


//