Grupos de notícias



Caiado acredita que detectores de metal serão implantados em até 10 dias em escolas de Goiás e afirma que vistoria em mochilas já está autorizada


O governador Ronaldo Caiado (UB) falou que os detectores de metal serão implantados em até 10 dias em escolas de Goiás e afirmou que a vistoria em mochilas de alunos já está autorizada. A fala foi dita durante entrevista à TV Anhanguera nesta quarta-feira (12), um dia após anunciar medidas de seguranças para evitar ataques nos colégios. Um especialista ouvido pelo g1 falou que é preciso fazer um plano de avaliação de riscos.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Goiás possui 1 mil escolas e cerca de 520 mil alunos. O g1 questionou a Seduc sobre quantos equipamentos deverão ser adquiridos, qual o valor orçado e de onde virá o dinheiro, por mensagem e e-mail enviado às 13h46 desta quarta-feira, e aguarda uma resposta desde a última atualização desta reportagem.

De acordo com o governador, após o último ataque, ocorrido na terça-feira (11), em uma escola de Santa Tereza de Goiás, ele determinou caráter de urgência na compra dos bastões de detectores de metal. Durante o ataque, três estudantes ficaram feridos.

“É um bastão, então, não é algo tão complexo. A rapidez pode ser muito bem defendida perante o Tribunal de Contas do estado de Goiás, para a aquisição desses bastões. No máximo uma semana a 10 dias, nós já teremos acesso e poderemos distribuir isso a todas as escolas do estado de Goiás”, falou o governador.

Após a fala do governador, o g1 procurou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que informou que não possui orçamento desta compra, já que os municípios são responsáveis pelo levantamento desses preços. O Tribunal disse ainda que função deles é ajudar as cidades nos processos de compra, orientando e analisando com a maior celeridade possível para o caso.

Em relação à viabilidade do prazo de 10 dias dado pelo governador, o TCM falou que pode ser, sim, ser viável, “dependendo da agilidade de cada município na instrução do procedimento”.


//