Grupos de notícias



2ª edição de livro de poesias é lançada por estudantes da rede municipal de educação


Palavras do Coração reúne cerca de 150 produções poéticas que retratam temas contemporâneos vivenciados pelos jovens.

"Não peço para que more nas montanhas. Apenas para que seja forte o suficiente para começar uma escalada." Esta é uma das poesias que compõem o livro Palavras do Coração, escrito pelos estudantes da Escola Municipal Clóvis Guerra. A autora, Amanda de Siqueira Silva, relata a alegria em fazer parte deste projeto e diz que sonha em ser escritora no futuro.

Gelly Gonçalves, professora e idealizadora do projeto, fala da emoção em ver o desempenho das turmas ao final do ano. "Neste trabalho, cada aluno dedicou sua paixão e criatividade para dar vida a um universo de palavras e emoções. Essas páginas são um testemunho do talento literário que floresce em nossa escola a cada dia, representando a diversidade de vozes e perspectivas de nossa comunidade estudantil", conta.

A escritora e poetisa Natalina Fernandes, uma das inspirações para as produções dos estudantes, prestigiou o evento e parabenizou aos professores e às turmas pelo projeto. "Em nome da União Literária Anapolina (ULA), da qual tenho a honra de ser presidente, eu parabenizo a todos que fizeram parte desse belíssimo trabalho. A leitura e a escrita enriquecem a vida dos nossos jovens e eu espero que eles tenham um futuro profissional de muito sucesso, quem sabe até mesmo como escritores", diz.

Trabalhada durante todo o ano e fazendo parte do Projeto A Arte de Ler e Escrever, a produção literária tem como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes no que diz respeito à leitura, interpretação de texto e expressão de sentimentos, criando leitores participativos, capazes de interagir em sua realidade na condição de cidadãos conscientes.

A coletânea conta com cerca de 150 poesias escritas pelos alunos. Para a ilustração da capa, vários desenhos também foram produzidos e passaram por avaliação dos professores. A arte escolhida foi da estudante Ana Beatriz Marques Dutra.


//