Na sessão ordinária desta terça-feira (2.mai), o vereador João da Luz (PSC) criticou o aumento abusivo do preço dos combustíveis verificado no final de semana. Segundo ele, o reajuste foi feito sem justificativa por parte dos proprietários de postos de revenda em Anápolis. Em alguns postos os valores chegaram a aumentar acima de R$ 0,50 na bomba.
João da Luz, que preside a Comissão dos Direitos do Consumidor da Câmara Municipal, pediu a fiscalização do Procon em relação a essa atitude, que considera prejudicial para os consumidores.
Além disso, o vereador anunciou que vai encaminhar uma denúncia à Agência Nacional do Petróleo (ANP), órgão federal responsável por regular os preços dos combustíveis. No final de semana, noticiários revelaram que o preço da gasolina na bomba chegou a ultrapassar a casa dos R$ 5,50. É importante que haja transparência e justificativa para os reajustes, a fim de evitar abusos e proteger os direitos dos consumidores, bradou o vereador. preços justos e proteger os consumidores.
Segundo o vereador, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis (Sindiposto) teria revelado à imprensa que o aumento na bomba foi feito com base em majoração nas distribuidoras. “Os proprietários de postos e distribuidoras devem explicar o aumento, informar o por que do reajuste”, finalizou.