Grupos de notícias



Prefeitura dá visibilidade à saúde mental e valorização da vida em Setembro Amarelo.


_Abertura da campanha será nesta sexta-feira, 2, com ações ao longo do mês nas três unidades do Caps_

Com o tema “Valor à Vida”, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, celebra o Setembro Amarelo, campanha instituída em 2005, que trata da prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. Durante todo o mês serão realizadas diversas ações e a abertura acontece nesta sexta-feira, 2, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Crescer, das 8 às 12h.

Na ocasião, estão programadas atividades coletivas de conscientização sobre a saúde mental e a importância de se valorizar a vida, por meio da música, dança, poesia e artesanato, em trabalhos realizados pelos próprios usuários de todas as unidades da saúde mental. “A arte é uma das terapias ocupacionais utilizadas e que propõe resultados extremamente positivos no tratamento dos pacientes”, conta o gerente de Saúde Mental, Marco Aurélio Lima.

As três unidades do Caps (Crescer, Viver e VidAtiva) serão os locais em que as atividades ocorrerão. “Também serão realizadas ações ao público em geral, no período matutino, em diversos espaços abertos com grande circulação de pessoas, chamando atenção para o tema de valorização da vida”, acrescenta Marco Aurélio Lima. O encerramento do Setembro Amarelo será no dia 30, das 8h às 12h, com uma mobilização na Praça Bom Jesus.

*Saúde mental*
A rede de atenção à saúde mental de Anápolis é composta por três unidades do Caps e o Espaço Florescer (Ambulatório Municipal de Saúde Mental), que trabalham mediante encaminhamento das unidades de saúde. O Centro de Apoio Psicossocial da Infância e da Adolescência (Caps Crescer) atende crianças e adolescentes (zero a 18 anos) que possuem algum tipo de transtorno mental. A unidade conta com psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Essa mesma equipe multidisciplinar é encontrada nos Caps AD Viver, um serviço específico para o cuidado e atenção continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool e drogas. Já o VidAtiva acolhe aqueles que possuem qualquer transtorno ou problema de saúde mental, a partir de 18 anos.

É importante ressaltar que os Caps AD Viver e VidAtiva funcionam 24h. O sistema foi implantado pela atual gestão para acolher os pacientes em momentos de crise. Também foi inaugurado o Espaço Florescer para pacientes infantis e adultos com transtornos classificados como leves e moderados.


//