Com instalações modernas e centro cirúrgico completo, o local é referência em infraestrutura para atendimento animal
Visando a saúde e bem-estar dos animais do município, a Prefeitura de Anápolis avança nas obras da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veterinária do estado de Goiás, que está com 85% do trabalho concluído. De acordo com a Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a construção conta com um investimento de R$ 3,764 milhões e tem como objetivo transformar Anápolis em uma referência em atendimento veterinário.
Com uma área total de dois mil metros quadrados e 841,98 metros de área construída, o espaço terá uma série de instalações modernas, incluindo recepção, banheiros acessíveis, quatro salas de atendimento, uma sala de vacina, além de canil e gatil, que garantirão cuidados adequados a cães e gatos.
Um dos destaques da infraestrutura é o centro cirúrgico completo, que incluirá salas de preparação, laboratório, indução anestésica e recuperação, proporcionando os melhores cuidados possíveis para a recuperação e bem-estar dos animais.
“A UPA Veterinária de Anápolis será um marco na nossa cidade e no estado. Já atuamos na saúde animal com o Castramóvel, outra inovação na nossa gestão, e agora ampliamos a assistência aos animais. E, claro, não só os tutores dos animais ganham com isso, uma vez que a saúde animal também está ligada à saúde humana”, afirmou o prefeito Roberto Naves.
A secretária de Obras, Flávia Ribeiro, enfatizou o compromisso da administração em oferecer um serviço de excelência. "Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para garantir uma infraestrutura de qualidade. Desde os equipamentos até a própria edificação, tudo foi projetado visando um atendimento eficaz para aqueles que necessitam", afirmou.
Além das instalações voltadas ao atendimento veterinário, a UPA oferecerá uma sala de espera para os tutores, hospedagem temporária para os animais, e um setor de serviços que incluirá depósito de material de limpeza, área para resíduos sólidos, vestiários e lavanderia. Cada um desses elementos foi considerado para garantir a eficiência funcional da unidade.
O projeto atende não somente os animais, como também a saúde pública da cidade de Anápolis, pois ele evita que a população os abandone por falta de apoio, por falta de atendimento.