Grupos de notícias



Goiás está sob alerta para chuvas intensas e ventos de 70 km/h neste sábado


O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas em grande parte do estado neste sábado (27). Segundo o informe, o volume de chuvas poderá chegar a 80 milímetros (mm) por dia, com raios e rajadas de vento acima dos 70 km/h.

Conforme explicou o Cimehgo, as pancadas de chuva são resultado da influência de um corredor de umidade que sai da região Norte, passa sobre o estado de Goiás e chega até a região Sudeste do Brasil, a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas). Essa condição favorece o aumento de nebulosidade, resultando em pancadas de chuvas volumosas em diversas regiões do estado.

"Durante essa semana, nós tivemos a segunda formação de uma zona de convergência, então a gente começou a semana com o avanço da frente fria e áreas de instabilidade, e esse corredor foi se formando e se fortalecendo, até ter uma configuração de Zcas. Então, essa zona de convergência favorece chuvas mais intensas nas regiões onde ela está posicionada, inclusive, a parte centro-norte do estado, ali pegando Cavalcante, Flores de Goiás e alguns outros municípios”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.

O alerta do Cimehgo informou que a região norte de Goiás será a mais afetada pelas fortes chuvas. Em seguida, vêm as regiões leste e oeste, com 50 mm; região central, com 30 mm; sudoeste, com 20 mm; e sul, com 15 mm.
Já as cidades que terão um volume maior de chuva são: Cristalina (35 mm), Porangatu (30 mm), Rubiataba (23 mm) e Goianésia (20 mm).
Segundo Amorim, de domingo (28) para segunda-feira (29), essa influência da zona de convergência já começa a perder a intensidade no estado. Mesmo assim, as chuvas devem continuar.


//