Após medida do prefeito Roberto Naves, toda a atenção básica passou a ter equipe completa para atendimento médico. Procedimentos odontológicos cresceram 54% no período.
O número de consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Anápolis praticamente dobrou em apenas um mês. De 15 de fevereiro até 15 de março, houve 68.389 pacientes atendidos em consulta, número 88% maior que o registrado em janeiro.
O avanço foi possível graças à medida do prefeito Roberto Naves, que repassou a gestão das UBSs à Organização Social (OS) Fundação Universitária Evangélica (Funev). Nesta terça-feira (19), foi apresentado à imprensa o balanço do primeiro mês de atuação.
Pacientes que tinham dificuldades para agendar consultas podem fazê-lo com tranquilidade. O número de profissionais, que era de 260, cresceu 73,4% e chegou a 451. Todas as 48 unidades básicas, além dos dois presídios situados em Anápolis, têm agora, no mínimo, uma equipe completa, com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de saúde bucal e cirurgião dentista.
“Como todos sabem, houve uma recomendação do Ministério Público para que nós deixássemos de contratar médicos por credenciamento. E este é um modelo mais lento, que por muitas vezes deixou a população sem atendimento. Para resolver este problema, nós colocamos a Funev, que já faz um trabalho aprovado na UPA Pediátrica, para tocar o dia a dia das UBSs. Cobrei resultados imediatos e eles vieram”, destacou o prefeito.