Grupos de notícias



Ataque de abelhas mata três cachorros e fere moradores, em Jaraguá.


Três cachorros morreram após um ataque de abelhas, em Jaraguá, na região central de Goiás. O enxame estava no coqueiro do quintal de uma casa e atacou também alguns moradores, sem gravidade. Os Bombeiros e a Polícia Militar precisaram ser acionados.

A rua precisou ser isolada e a colmeia foi retirada do local por um apicultor. A árvore, no entanto, precisou ser derrubada. A Abelha-Europeia é bastante agressiva quando ameaçada. Seu ferrão pode causar reações alérgicas e, dependendo do número de picadas, chega a ser fatal.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 11 mil acidentes com picadas de abelhas por ano. Em média, 31 pessoas morrem por ano em razão do ataque desses animais.

A primeira recomendação para quem for atacado por abelhas é tentar arrancar o ferrão, pois isso impedirá que mais veneno seja injetado no local. Também é importante limpar o local da picada para retirar os feromônios e assim impedir que novas abelhas sejam atraídas. Em caso de reações alérgicas deve-se procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Durante a estiagem ocorre um aumento considerável de ocorrências para retirada de abelhas em zona urbana, conforme observou o Corpo de Bombeiros. Assim, é comum que ocorram acidentes envolvendo esses animais, que podem ficar sua colmeia, principalmente, em árvores e postes de energia.


//