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Assistência técnica de celulares viraliza ao listar ‘fenômenos paranormais’ que a garantia da loja não cobre: ‘quebrou sozinho’, ‘não caiu e não molhou’


O técnico Rafael Vieira, de 36 anos, é dono de uma loja de assistência de celulares, em Goiânia, que tem chamado atenção na internet por ter uma placa diferente para orientar clientes que deixam ou levam de volta os celulares: “Nossa garantia não cobre fenômenos paranormais”.

“As pessoas precisam dizer o que aconteceu para facilitar o diagnóstico. Meu objetivo é dar a solução para o cliente e às vezes ele mesmo dificulta. O celular hoje é tudo na vida das pessoas, então eu quero satisfazer o cliente e arrumar logo o celular dele”, conta o técnico.
A loja fica localizada na Avenida São Luís, no Setor Moinho dos Ventos. A placa está atrás do balcão de atendimento para ser vista assim que o cliente chega. Ela foi colocada há quatro anos quando o dono da loja ainda era o cunhado de Rafael.

Assistência técnica de celulares viraliza ao listar ‘fenômenos paranormais’ que a garantia da loja não cobre: ‘quebrou sozinho’, ‘não caiu e não molhou’


“Estou aqui há 1 ano e decidi manter a placa. Ela é interessante e não poderia sair daqui, ela deixa o povo sorrindo ou sem graça e deixa tudo explicado. Já passamos muitas situações e a placa evita discussões com o cliente”, conta Rafael.

Segundo o técnico, vários episódios já aconteceram com os clientes, de causar ‘desconforto’ e até mesmo dele arcar com prejuízos.
“Alguns trocam a tela aqui e por um descuido deixam o celular cair, e falam que querem outra tela, mas isso é por mau uso e não tem garantia. Acontece também da gente trocar uma peça e o cliente fala que outra peça do celular estragou sem a gente nem ter mexido nela”, diz Rafael.
Ele conta que algumas pessoas chegam à loja e acham a placa interessante. Outras acham engraçado, tiram foto e perguntam quais situações já aconteceram.
“Todo mundo que chega aqui quer tirar uma foto dela, porque é engraçada, ela mostra o que acontece de verdade. E assim que o cliente chega, a gente pede para ele lê e sempre que eu arrumo o celular, peço para ele abrir e checar se está tudo certo”, ressalta Rafael.

Além dessas situações, Rafael contou que já aconteceu de ter que arcar com a tela de uma cliente que só descobriu que a tela estava trincada quando trocou a película do aparelho.
“A gente tirou a película e ela disse que havia trincado a tela, mas na verdade, o celular já estava trincado. Daí, ela criou caso e para não perder a cliente nem causar conflito eu preferi arcar, mas fiquei no prejuízo”, desabafou Rafael.
Ele conta que a placa serve para evitar esse tipo de cliente que pode ficar nervoso e agir sem pensar acusando a loja, ou para aqueles de ‘má fé’ e até mesmo aquele cliente que tem receio de falar o real motivo do problema para evitar de pagar caro pelo serviço.
“Estamos acostumados a receber esse tipo de situação, já teve caso em que uma cliente pediu para trocar a cor do celular, era branco e ela escolheu a cor roxa, eu arrumei e ela não gostou da cor que ficou. Daí, ela queria destrocar, mas eu já tinha feito todo um trabalho e um processo de tirar a peça para não estragar o aparelho. Foi um estresse”, conta Rafael.
O técnico conta que essas situações também acontecem porque o cliente teme ser cobrado por um preço alto e omite o real motivo do estrago do celular.

“Não sei como ele estragou, só estava em cima da mesa, só anda na bolsa, não sei como aconteceu isso. O celular é um eletrônico e pode estragar, mas algumas situações podem acontecer e o cliente acaba escondendo o motivo”, conta Rafael.
“Já teve cliente que deixou o celular aqui, a gente abriu e estava todo oxidado, com água, mas o cliente negou. Quando a gente abre e olha na maioria das vezes é mau uso. Quando o cliente chega a gente sempre pergunta: O que aconteceu? Foi água? Caiu?”, ressalta Rafael.


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