Mais de 35 mil pessoas já entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), neste ano, em Anápolis. Isso representa 41,5% do esperado para 2023 na cidade.
O número está um pouco abaixo da média estadual e acima do percentual nacional. Até o momento, 14,2 milhões brasileiros já estão em dia com o fisco, o equivalente a mais de 36% da projeção inicial, de 39 milhões.
Em Goiás, as estatísticas surpreenderam positivamente, já que mais de 523 mil contribuintes já declararam o IRPF, o que representa mais de 43% do total esperado pela Receita.
A expectativa é que 1,2 milhão de goianos estejam em dia com o leão até o dia 31 de maio, prazo final para prestar contas. Em Anápolis, são exatamente 35.427 moradores regularizados.
De acordo com o supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal na cidade, Jorge Martins, o número na cidade deve ficar em torno de 85 mil.
Dados do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) mostram que, aproximadamente, 80% dos contribuintes goianos têm imposto a restituir. Desses, 34% optaram pela restituição via Pix, que deve acontecer de forma mais rápida.
Em Anápolis, 79% devem receber alguma restituição, sendo que apenas 30% são via Pix e 70% na modalidade “conta”.
Jorge Martins explica que, quanto mais rápido o contribuinte declarar, mais rápido receberá um possível valor.
“As pessoas que têm mais pressa de entregar a declaração são justamente aquelas que têm direito à restituição e estão precisando de dinheiro. Então, isso justifica o grande percentual de pessoas com imposto a restituir”, afirmou em entrevista ao DM Anápolis.