Grupos de notícias



Anápolis é cidade mais rápida para se abrir empresas no país, mostra Centro de Liderança Pública


Ranking de Competitividade dos Municípios conferiu nota máxima neste quesito. Implantação do sistema RedeSim desburocratizou abertura de empresas

A cidade de Anápolis conquistou o título de cidade mais rápida para a abertura de empresas no Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na quarta-feira (21). A cidade recebeu a nota máxima nesse critério, se destacando pela eficiência na desburocratização dos processos de abertura de novas empresas.

O título já havia sido concedido em fevereiro, após avaliação da Secretaria de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e Diretoria Nacional de Registro Empresarial e Integração, ligadas ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que apontou que os empresários precisavam de apenas 17 minutos para abrir seu negócio em Anápolis.

Em maio, o município implantou definitivamente o sistema RedeSim, uma iniciativa que visa simplificar e acelerar os trâmites necessários para a formalização de negócios. Todo o ambiente de negócios fomentado pela Prefeitura, com a desburocratização e unificação de processos, fez Anápolis liderar o levantamento do CLP, entre  mais de 400 municípios acima de 80 mil habitantes no país.

"Essa agilidade na formalização de empresas não só facilita a vida dos empreendedores, como também contribui para o aquecimento da economia local, atraindo novos investidores e promovendo a geração de novos empregos. Somente neste ano foram mais de 6 mil vagas formais abertas nos primeiros seis meses", destacou o prefeito Roberto Naves.

O critério de Tempo para Abertura de Empresas considera o tempo médio necessário para que um novo negócio possa ser formalmente registrado, incluindo as fases de viabilidade e registros necessários.

“Com o resultado do ranking, Anápolis não apenas se destaca no cenário nacional, como também se torna um modelo a ser seguido por municípios em todo o Brasil” , declarou Geraldo Lino, secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização .

O Ranking de Competitividade dos Municípios, que avalia a performance das cidades brasileiras, utiliza uma metodologia baseada em um estudo de benchmark internacional e na literatura acadêmica especializada. A ferramenta foi projetada para apoiar os líderes públicos na tomada de decisões e melhorar a gestão das cidades, com uma ênfase crescente em métricas de sustentabilidade e eficiência.


//