O Presídio Estadual de Anápolis, de segurança máxima, vai ganhar mais 150 vagas para custodiados. A licitação, na modalidade “concorrência”, foi realizada na última terça-feira (30), na sede da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em Goiânia, para contratação de empresa especializada em engenharia para construção de um novo módulo na unidade. Duas empresas apresentaram propostas, que serão analisadas pela Comissão Permanente de Licitação.
A obra seguirá a arquitetura penal recomendada pelo Ministério da Justiça, com muros externos com pelo menos cinco metros de altura, pátio para banho de sol, celas ventiladas e mobiliário em concreto, dentro outras medidas. Valor máximo previsto para a obra é de R$ 13 milhões – lembrando que vencerá a empresa que apresentar o menor preço.
Se o processo licitatório transcorrer normalmente, é possível que a obra tenha início em 60 dias. O prazo previsto para finalização do módulo é de 12 meses. “É a primeira concorrência que a Polícia Penal de Goiás realiza desde de a publicação da lei que transformou o cargo de agente de segurança prisional em policial penal (novembro de 2021). Por isso, tivemos a preocupação de fazer um bom treinamento com a comissão de licitação”, explica a gerente de Compras Governamentais da DGAP, Soraia Pereira Silva.