São 185 anos de tradição que contemplam fé e cultura na Romaria do Divino Pai Eterno, considerado o maior evento de turismo religioso do Centro Oeste.
Em 2025, aproximadamente 6 milhões de fiéis são esperados em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Para os devotos que irão percorrer os 18 km da Rodovia dos Romeiros são diversos os serviços de atendimento, há pontos de apoio com massagem, wi-fi e primeiros socorros.
Com o tema “Pai eterno, fazei-nos peregrinos de esperança”, a festividade ocorre até o dia 6 de julho. A expectativa é que devotos de todo o país participem das atividades de fé e devoção.
Durante o percurso da Caminhada da Fé, a Rodovia dos Romeiros possui painéis para que os fiéis parem e façam suas preces. Na avenida da Igreja do Santíssimo Redentor, em Trindade, há os monumentos que representam a Via Sacra. "São pontos de peregrinação dos romeiros", informou a assessoria do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.
Em Trindade, na praça do Santuário e no canteiro de obras da nova estrutura, há colaboradores que atuam em recepcionar cada um dos fiéis que chega. A programação do evento conta com um planejamento diário e especial, com a presença do Vox Patris, maior sino que badala do mundo, que tocou pela primeira vez na noite de quinta-feira (26), data que antecipou o início da romaria.
O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Trindade, oferecido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), funcionará 24 horas até o final da festa. As tendas estão montadas no km 10 da GO-060. De acordo com o governo de Goiás, a expectativa é de que 450 mil fiéis sejam atendidos durante os dias de evento.
O objetivo é oferecer serviços de acolhimento, conforto e segurança para os devotos. A estrutura de 4,2 m² conta com banheiros acessíveis, fraldário, capela, Wi-fi gratuito, local para descanso e ambulância. Para uma caminhada mais segura, os atendimentos de saúde serão realizados por profissionais da Prefeitura de Trindade e do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).
Os fiéis que passarem pelo local irão receber lanches, como leite com canela, café, chá, suco, água, pão com manteiga e pão com mortadela. Em cada turno trabalham equipes com cerca de 150 pessoas. Para garantir a segurança dos romeiros há uma base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.