Caiu 41,6% o número de homicidios registrados em Anapolis no ano de 2024, em comparação com 2023. O dado foi confirmado pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), da Polícia Civil, e divulgado primeiro pela Rádio São Francisco.
No ano passado, conforme a corporação, foram 21 assassinatos, ou seja, 15 a menos que o registrado em 2023. Quando a comparação remonta a 2016, ano mais violento da história do município - com 195 homicídios, o índice é ainda mais expressivo, e a redução chega a 89,23%.
"Hoje, Anápolis apresenta números aceitáveis, até mesmo em padrões internacionais. Certamente acredito que o trabalho integrado entre as polícias tem sido o diferencial para alcançarmos esse sucesso", afirmou o delegado, em entrevista à Rádio São Francisco FM.
Crimes familiares e elucidação
Com a diminuição dos homicídios ligados a facções, a Polícia Civil observou que, em 2024, a maioria das mortes violentas foi consequência de desavenças familiares, discussões em bares e outros conflitos isolados.
"Verificamos que facas foram utilizadas nesses homicídios não premeditados. Então, em muitos casos, as pessoas tiveram acesso a esse tipo de arma branca em momentos de fúria", explicou o delegado Vander Coelho.