Uma massa de ar seco deve elevar as temperaturas no estado de Goiás a partir da próxima terça-feira (23). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo),o fenômeno presente no centro do Brasil favorece o predomínio de sol e pode elevar as temperaturas em até 2°C em todas as regiões do estado.
Apesar de as temperaturas máximas aumentarem, as mínimas devem apresentar uma pequena queda, aumentando a amplitude térmica dos próximos dias. O gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou que as manhãs um pouco mais frescas são resultado de uma massa de ar polar presente no sudeste do país.
A oeste e norte do estado serão registradas as temperaturas mais altas, chegando a 35°C em Porangatu. No centro de Goiás, a mínima será de 18°C e a máxima, de 33°C. Já no sul e sudoeste do estado as temperaturas devem oscilar entre 16°C e 32°C.
Ainda de acordo com boletim do Cimehgo, a tendência é que também se comece a sentir uma baixa na umidade relativa do ar de agora em diante.
“Estamos nos despedindo do verão e o esperado é que já estejamos iniciando o período de estiagem”, esclareceu André Amorim.
Frio ainda demora
De acordo com informações do Climatempo, as temperaturas podem subir em até 5°C em algumas regiões do Brasil até o fim do mês de abril. Pelo menos até o dia 2 de maio, é esperado um aumento do calor no Centro-Oeste, já que não há massa de ar frio forte o suficiente para provocar mudanças significativas no tempo.
O Climatempo informou ainda que esta já é a quarta onda de calor que atinge o Brasil desde o início de 2024. O fenômeno tem relação com um aumento da pressão média atmosférica, que favorece a permanência de ar seco e altas temperaturas.