Grupos de notícias



Marília Mendonça: pilotos foram os responsáveis pelo acidente que causou a morte da cantora, diz polícia


A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito sobre o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas, em novembro de 2021. Conforme anunciado na manhã desta quarta-feira (4), as investigações determinaram que a queda da aeronave foi causada por um erro dos pilotos, Geraldo Martins de Medeiros Júnior e Tarcísio Pessoa Viana.

De acordo com um dos delegados responsáveis pelo caso, houve "quebra do dever de cuidado" por parte do piloto e do copiloto. “A tripulação, por circunstâncias até então não justificáveis, atuou com negligência e com imprudência”. Dessa forma, a polícia atribuiu o crime de homicídio culposo aos pilotos, e pediu o arquivamento do caso, em decorrência da morte de todos os que estavam a bordo do avião.

Além da sertaneja, morreram no acidente o produtor Henrique Bahia, o assessor Abicieli Silveira e os pilotos Geraldo Martins de Medeiros e Tarciso Pessoa Viana.

Durante entrevista coletiva, os investigadores destacaram que havia previsibilidade do resultado de um acidente, por parte do piloto e do copiloto, o que configura a tipificação culposa (imprudência e negligência). “Os pilotos foram imprudentes ao alongarem a perna base e saírem da zona de proteção, durante a aproximação para o pouso no aeródromo de Caratinga.” Embora tivessem experiência de décadas em voo, os responsáveis pela condução da aeronave desconheciam o local e não fizeram contato com profissionais que operam na região, prática considerada de praxe na aviação, destacou a polícia.

A investigação também concluiu que houve negligência por parte dos pilotos em relação ao plano de voo. “Eles não tomaram ciência das cartas que previam a linha de transmissão da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), bem como não seguiram os procedimentos padrões operacionais previstos para a aeronave.”

"Os manuais de procedimentos operacionais padrões da aeronave previam que o piloto deveria fazer o levantamento da existência de possíveis obstáculos nas proximidades. Caso os pilotos não tivessem tido a oportunidade de fazer esse levantamento, o manual previa um voo em passagem baixa para fazer esse levantamento no momento da aproximação".

Relatório
Em maio deste ano, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apresentou o relatório final das investigações sobre o acidente que causou a morte da cantora Marília Mendonça e de outras quatro pessoas. De acordo com o documento, o piloto fez "avaliação inadequada" na aproximação para pouso.

Acidente
Marília Mendonça viajava de Goiânia para Caratinga, em Minas Gerais, onde faria um show. Em publicação em uma rede social, momentos antes da decolagem, a cantora destacava as expectativas para desfrutar da culinária mineira.

De acordo com os Bombeiros, o avião caiu em uma cachoeira em Piedade de Caratinga por volta das 15h30, a dois quilômetros da pista onde faria o pouso.

Trajetória
Marília Mendonça nasceu em Cristianópolis e começou a carreira ainda na infância como compositora. Dela, surgiram sucessos da música sertaneja, como Cuida Bem Dela, de Henrique & Juliano, Crime Perfeito, de João Neto & Frederico, É Com Ela Que Eu Estou, de Cristiano Araújo, e Calma, de Jorge & Mateus. Em 2015, a artista lançou sua carreira como cantora e se tornou um fenômeno logo no primeiro disco depois do hit Infiel. A artista se tornou a principal voz do movimento batizado de feminejo, com discurso de empoderamento e liberdade feminina.


//