Instituição que vinha participando dos desfiles cívicos de 7 de Setembro nos últimos anos, a Polícia Federal (PF) ficará de fora da cerimônia deste ano por determinação do governo Lula (PT). A informação foi divulgada na última sexta-feira (18), pelo jornal Folha de S.Paulo.
Segundo o veículo, a decisão foi comunicada em um ofício enviado pelo diretor-geral da corporação, Andrei Passos, às superintendências nos estados. Apesar da medida, o documento enviado aos estados não faz objeção à participação dos dirigentes das unidades nos estados, caso eles sejam convidados.
Segundo auxiliares do governo, a PF não deve ser a única a deixar de participar do desfile, que deve ter um formato mais enxuto do que nos últimos anos.
Ainda de acordo com a Folha, a saída da PF do desfile ocorre em um momento em que a corporação faz “movimentos para se afastar e se contrapor aos militares”. Desde o início do governo, a PF tem travado uma disputa com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que está sob o comando de militares, pela segurança de Lula.
Para o desfile deste ano, deve haver um reforço na segurança em Brasília por parte do Governo do Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha (MDB) já disse ter feito a solicitação ao seu secretário, Sandro Avelar. No entanto, ainda não há qualquer sinal de que vá ocorrer manifestações de grupos que se opõem a Lula no dia que marca a Independência do Brasil.