Grupos de notícias



Enem 2022: candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição até sexta (15).


Os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) têm até a próxima sexta-feira (15) para pedir a isenção da taxa de inscrição. A solicitação deve ser feita no site do Inep, na Página do Participante.

De acordo com as regras do Enem, podem pedir a gratuidade os estudantes que se encaixem nos seguintes critérios:

Estar na última série do ensino médio este ano em escolas públicas;
Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas particulares. A renda por pessoa deve ser igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda.
Estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).


Documentos para pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022
Para pedir a isenção o estudante deve apresentar uma série de documentos, inclusive de membros do núcleo familiar. Entre eles estão:

Identidade do estudante e familiares que residem na mesma casa;
Cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico;
Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
A isenção da taxa também se aplica a estudantes isentos no Enem 2021 que faltaram no dia da prova. Os estudantes também devem apresentam documentos que justifiquem a ausência, como atestados médicos e boletins de ocorrência.

Resultado do pedido
De acordo com edital do Enem 2022, os resultados serão divulgados no dia 22 de abril. O prazo para recorrer do pedido negado é de 25 a 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado em 6 de maio.

O edital com as datas das inscrições e das provas ainda não foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


//