Cerca de 80 cidadãos do Brasil ainda estão em solo ucraniano ou nas fronteiras esperando serem resgatados pelas Forças Armadas
As duas aeronaves KC-390 Millennium das Forças Aéreas Brasileiras (FAB), destinadas para resgatarem os brasileiros que estão na Ucrânia, ainda não saíram do Brasil. Em Anápolis (GO), os aviões já estão abastecidos e aguardam autorização para iniciarem operação de repatriação de cerca de 80 brasileiros que estão nas fronteiras da Ucrânia.
A previsão é que as aeronaves partam na sexta-feira, 4, em direção à Polônia para começarem o resgate no próximo sábado. Segundo nota enviada pelo Itamaraty, “está sendo designada missão à região com vistas a verificar condições e ultimar eventuais preparativos para retirada de brasileiros que se encontram na Ucrânia”. A estimativa é de que cerca de 100 brasileiros ainda não conseguiram chegar em nenhuma fronteira ucraniana.
Desde que a Rússia iniciou sua invasão à Ucrânia, o mundo tem acompanhado milhares de pessoas tentarem desesperadamente saírem do país ucraniano.