Objetivo é avaliar se o tempo de espera de atendimento ao cliente tem sido superior ao estipulado por lei
O Procon Municipal intensificou, nesta semana, as fiscalizações em agências bancárias de Anápolis. Diariamente, os fiscais do órgão visitam as instituições financeiras para avaliar se o tempo de espera de atendimento ao cliente tem sido superior ao estipulado por lei.
De acordo com a Lei Municipal nº 3.788/2015, o tempo máximo de espera em fila de banco não pode ultrapassar 20 minutos para dias normais e 30 minutos para véspera de feriado. A lei também obriga as agências bancárias a colocarem à disposição dos clientes um número suficiente de funcionários para que o atendimento seja realizado dentro do prazo definido na legislação.
“Recebemos denúncias de que, em alguns casos, o consumidor estava esperando cerca de duas horas para ser atendido. Os nossos fiscais estão nas ruas, todos os dias, justamente para evitar que algo desse tipo aconteça. As autuações estão sendo realizadas, a fim de garantir que o consumidor anapolino tenha os seus direitos respeitados”, ressaltou Pedro Henrique Fonseca, técnico em Defesa do Consumidor.
De acordo com o órgão, somente de janeiro a maio deste ano já foram realizadas mais de 20 autuações em agências que desrespeitaram as leis. “No primeiro momento a instituição bancária recebe uma advertência. Caso o problema persista, são aplicadas multas que podem variar de R$ 2.500 a R$ 250 mil. Se mesmo assim as irregularidades continuarem existir a possibilidade de suspensão do alvará de funcionamento por 30 dias ou até mesmo cassação”, enfatizou o técnico.
O Procon também orienta o consumidor anapolino que exija a emissão da senha e autenticação durante o atendimento. De posse do comprovante da senha, o cliente pode registrar a reclamação pelo tempo de espera, entrando em contato pelo WhatsApp 3902-2882. Caso seja necessário atendimento presencial, basta se direcionar até a sede do órgão na Avenida Belo Horizonte, na Vila Jussara, das 8h às 18h.