Grupos de notícias



Polícia Federal cumpre mandados em Goiânia e Região em operação contra tráfico internacional.


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), uma operação para combater os crimes de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e nove de prisão em Goiânia, Trindade e Inhumas.

A operação foi batizada de Manicaca, em referência a pessoas que sabem pilotar aeronaves, mas que não são habilitadas para voar. A PF apurou que esses manicacas eram contratados  pela organização criminosa sediada em Goiás para fazer o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil.

Ainda segundo a PF, a droga chegava em Goiás e, logo em seguida, era distribuída para outras regiões do país. Com o objetivo de despistar a fiscalização, os manicacas transportavam a cocaína usando rotas não usuais e em pequenas aeronaves registradas em nome de terceiros, sem registro de plano de voo.

Descaminho

Além desse grupo criminoso, a PF informou ter identificado um outro suspeito da prática de descaminho, crime que consiste em fraude no pagamento de tributo devido à entrada, saída ou consumo de mercadoria não proibida.

Conforme o órgão, os criminosos contratavam os manicacas para transportar, em aeronave, produtos eletrônicos do Paraguai para Goiás, fugindo do pagamento de tributos. Os produtos eram, em sua maioria, aparelhos celulares que eram vendidos para estabelecimentos comerciais especializados.

Os crimes investigados até o momento são os de organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional de drogas, lavagem de capitais e descaminho.

Entre os itens apreendidos até o momento estão aparelhos eletrônicos e carros de luxo. Ainda não há informações sobre os presos.


//