Grupos de notícias



OPERAÇÃO “SANTANA” DA DELEGACIA DO IDOSO DE ANÁPOLIS PRENDE MULHER POR RESTRINGIR A LIBERDADE DA PRÓPRIA MÃE, EM ANÁPOLIS.


A Delegacia do Idoso de Anápolis concluiu nesta sexta-feira a OPERAÇÃO SANTANA, deflagrada aos 14/07 com o objetivo de enfrentar a crescente violência contra a pessoa idosa.

Foram visitados 45 domicílios, incluindo zona urbana e rural.
37 denúncias mostraram-se procedentes, com situações de abandono, violência física, patrimonial e psicológica.

As vítimas têm idades de 75 a 101 anos. Uma mulher foi presa em flagrante por restringir a liberdade da mãe, idosa e submetê-la à constante tortura psicológica.

10 idosos foram direcionados para os cuidados de outros familiares.
4 vítimas encontravam-se em situação de penúria, sem higiene, desnutridas, com escaras e sem tratamento médico.

Após a devida assistência, foram institucionalizadas em Abrigos da cidade. Foram instauradas inquéritos policiais para coligir as provas necessárias para a responsabilização dos autores dos diversos crimes desvendados.

A Polícia Civil ressalta que a violência contra a pessoa idosa cresceu vertiginosamente em 2025. Despontam cenários preocupantes, como idosos morando sozinhos, sem filhos ou viúvos.

O consumo de drogas ilícitas e alcoolismo é o principal fundamento da violência física contra essa parcela da pulação. 
Verificou-se que a aposentadoria de considerável parcela das vítimas é desviada pelos descendentes para outros fins.

Destaca-se a superlotação de todos os Abrigos de Anápolis e a necessidade de ampliação das vagas para recepcionar este trágico cenário. É dever não só da família, mas de toda a sociedade e do Poder Público, o cuidado da pessoa idosa.


//