Grupos de notícias



Morte de diarista após levar choque elétrico: saiba como evitar acidentes domésticos


A diarista Renata Ferreira Lopes, de 24 anos, morreu no último sábado (6), após tomar um choque enquanto limpava a calçada de um quintal com uma lavadora de alta pressão em Jataí, no sudoeste goiano. Era a primeira vez que a moça trabalhava na casa.

Renata deixou o marido e duas filhas pequenas, segundo a polícia. Inclusive, de acordo com a Polícia Científica, foi o marido quem percebeu que a mulher estava muito tempo sem dar notícias. Ele disse que pulou o muro e encontrou Renata caída em um corredor ao lado da lavadora.

A Polícia Científica fez a perícia no local e recolheu a mangueira e a lavadora para fazer a perícia.

O engenheiro eletricista Jovanilson Faleiro, explicou os riscos de se manusear aparelhos elétricos que entram em contato com a água.

"A primeira atitude a se tomar para evitar esse tipo de acidente, é tomar o máximo de cuidado ao ligar equipamentos que envolvam água. Sempre que for ligar uma lavadora como a que causo o acidente, precisa-se verificar as condições do cabeamento do aparelho para não haja nada exposto. Se for o caso de utilizar uma extensão, se atentar a integridade da fiação também", disse o engenheiro.

Jovanilson ressaltou a importância dos cuidados a se tomar com aparelhos domésticos e alertou sobre os riscos de tomadas próximas a locais de umidade.

"Tomadas próximas a pia exigem muito cuidado também, para que a água não respingue nela ou nos equipamentos. Jamais manuseá-los próximo a uma fonte de água, pois existe uma compatibilidade enorme com a eletricidade, o que deixa o ambiente propício a choques elétricos", pontuou Faleiro.

Ao ser questionado sobre os perigos de se utilizar aparelhos elétricos após o banho, como secadores e pranchas, o engenheiro eletricista classificou os riscos.

"O uso de secador dentro do banheiro, principalmente após um banho muito quente, aumenta as chances de um curto-circuito, pois aquele vapor todo que vemos, é umidade, e essa umidade fica ali, presente no local. Abra a porta do banheiro, deixe o ar que está ali circular, para só depois usar o secador".

O número de acidentes elétricos domésticos é recorrente e crescente. Com base nisso, Jovanilson Faleiro informou as principais dicas para se evitar acidente domésticos com os aparelhos do lar.

Não utilizar durante o carregamento: Enquanto um celular carrega, a rede elétrica que o alimenta pode ter alguma oscilação, o que leva a uma descarga de energia, o que pode afetar diretamente a pessoa que está segurando o celular.
Chuveiro elétrico: Caso o chuveiro apresente pequenos choques no momento de ligar, chame um eletricista de confiança com urgência. Não fique descalço enquanto estiver manuseando a ducha. Apenas um profissional habilitado pode compreender o porquê de uma possível passagem de corrente elétrica.
Fazer a manutenção periódica do ar condicionado: Ao longo dos anos de uso do aparelho, realizar a manutenção. A falta de manutenção pode ocasionar em um curto-circuito, o que pode causar um incêndio no cômodo.


//