Grupos de notícias



Morre em Anápolis o empresário e líder classista Ruy Abdalla


O empresário e pecuarista Ruy Abdalla, um dos mais atuantes líderes empresariais da cidade faleceu na última sexta-feira (19) em Anápolis.

Descendente de árabes, Ruy Abdalla era filho de José Abdalla e Francisca da Silva e nasceu em Anápolis em outubro de 1941. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás em 1964, e especializou-se em Administração de Empresas no segmento agropecuário. Era casado com Irma Abdalla, com quem teve três filhos: Ricardo, Roseane e Rogério.

Abdalla iniciou suas atividades empresariais em 1960, quando fundou a Ipanema Calçados e Confecções, que comercializava também brinquedos e material esportivo. Em 1968 fundou a empresa Comercial G Modas.

Em 1972 entraria na área industrial, abrindo a Texana Têxtil Anápolis. Em 1988 abriu a Rick Express Industrial, uma fábrica de uniformes. As empresas fundadas por Ruy Abdala foram responsáveis por centenas de empregos ao longo de 60 anos.

Liderança empresarial

Ruy Abdala teve papel de destaque como líder classista em Anápolis. Presidiu a Associação Comercial e Industrial de Anápolis por dois mandatos, 1973 a 1975 e 1981 a 1983. Durante sua primeira gestão, teve importante e decisiva participação na criação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), que seria inaugurado em 1976.

Sua atuação em defesa da classe empresarial foi marcada por várias lutas, entre as quais se destacam, além da consolidação do DAIA, ações como a implantação de leis de incentivos fiscais para atrair investimentos para o Goiás, especialmente para o município de Anápolis.

Texto teste

 

Foi o fundador e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Anápolis, entidade que comandou por dois mandatos, de 1988 a 1994 e de 2009 a 2011. Abdalla ocupou ainda funções de destaque em outras entidades como a Federação do Comércio e da Indústria de Goiás (Fecomércio), Sindicato Rural de Anápolis, Lions Clube, Lojas Maçônicas e clubes sociais.

A Associação Comercial e Industrial de Anápolis publicou em suas redes sociais sobre a importância do trabalho de Abdalla na entidade.

Segundo a ACIA, na gestão de Rui Abdalla foram realizadas ações como a defesa dos cerealistas contra as sanhas dos fiscais estaduais; a participação de um elemento da ACIA Conselho de Contribuintes do Estado de Goiás; a instalação, em Anápolis, de um escritório da Junta Comercial do Estado de Goiás.

A entidade destacou ainda a luta de Abdalla para a aprovação da Lei 7.700, que ofereceu incentivos fiscais para que fosse instalado em Anápolis o tão sonhado distrito agroindustrial.


//