Grupos de notícias



IPVA: Prazo para pagamento da 1ª parcela para veículos de placas com finais de 6 a 0 termina nesta sexta-feira.


Proprietários de veículos com placas finais 6, 7, 8, 9 e 0 que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até dez vezes têm até esta sexta-feira (20) para pagar a 1ª parcela.

O calendário de pagamento pode ser consultado no site da Secretaria Estadual de Economia. Os boletos devem ser gerados pelo aplicativo Detran GO ON, no do site do Detran ou retirados em uma das unidades do Vapt Vupt. O governo diz que atraso no pagamento resulta em juros sobre o imposto e correção no valor do licenciamento.

Para os veículos com finais de placa 1 e 2, o IPVA pode ser quitado em até nove parcelas. Já os veículos de placas final 3 até 0, podem dividir imposto em até dez parcelas.

Com o prazo alongado de pagamento, a data limite para quitar o IPVA à vista, em parcela única, o que inclui o Licenciamento Anual do Detran, ocorrerá de setembro a outubro.

Alíquotas do IPVA 2023

1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga;
3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos);
3,45% para veículos utilitários;
3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.

Isenções de IPVA
O governo estadual não cobra IPVA de veículos a partir de 15 anos de uso e concede ainda isenção para Pessoas com Deficiência (PcD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar.

Também não paga IPVA veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana, além de redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos.

Os participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto, segundo o governo, dependendo do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais. Em 2023, o desconto beneficiará mais de 630 mil pessoas.

Segundo o governo, veículos populares com potência de até mil cavalos e motocicletas de até 125 cilindradas têm redução de 50% no IPVA. Para isso, o proprietário não pode ter cometido infração de trânsito no ano anterior e precisa estar com o pagamento em dia.


//