Grupos de notícias



Inaugurado, Sistema Corumbá atenderá 1,3 milhão de pessoas.


Entrou em operação nesta quarta-feira (6) o Sistema Produtor Corumbá IV, obra de grandes proporções que, nesta primeira etapa, apresenta capacidade de produção de 2,8 mil litros por segundo de água tratada e irá beneficiar cerca de 1,3 milhão de pessoas em Goiás e no Distrito Federal.

A solenidade de inauguração aconteceu na Estação de Tratamento de Água de Corumbá, em Valparaíso de Goiás, e contou com a participação dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A obra é uma parceria entre os dois estados, sob a gestão da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

O sistema amplia o abastecimento de água tratada nos municípios goianos de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama. No Distrito Federal, a região Sul é beneficiada pela obra, que inclui as cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além de áreas em processo de consolidação como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles.

Além disso, a obra também vai beneficiar indiretamente, toda a parcela oeste do Distrito Federal e a cidade de Águas Lindas de Goiás, com a geração de excedentes no Sistema Descoberto.

A primeira etapa da obra contou com investimentos superiores a R$ 440 milhões. Os 2,8 mil litros por segundo de água tratada produzidos serão distribuídos entre a Saneago e a Caesb. Os custos e ações operacionais foram divididos entre os governos do Distrito Federal e de Goiás.

A implantação foi realizada pelo Consórcio Corumbá, firmado entre a Saneago e a Caesb. Ao todo, foram construídos: Estação de Tratamento de Água, Estação Elevatória de Água Bruta, 27,7 quilômetros de adutora, 38 quilômetros de linha de transmissão e subestações de energia elétrica.

A água é captada no Lago Corumbá IV; passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, na cidade de Luziânia; segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água, localizada em Valparaíso; e, depois de tratada, é encaminhada por meio de redes de distribuição para os imóveis.

A obra

Iniciada em 2008, a obra foi paralisada em 2011 em decorrência do encerramento de contrato em vigência. Em 2015, foi concluída nova licitação para a execução dos serviços e a construção retomada. Entre agosto de 2016 e outubro de 2017 houve nova paralisação.

Na ocasião, o Ministério Público Federal (MPF) em Goiás deflagrou a Operação Decantação, para investigar irregularidades nas licitações para a construção da Estação Elevatória de Água do Sistema Produtor Corumbá. O órgão apontou desvios de recursos destinados às obras que ultrapassariam R$ 7 milhões.


//