Grupos de notícias



Goiás atinge 204 mil casos de dengue e tem maior taxa de incidência da doença no Brasil.


Goiás tem a maior taxa de incidência de casos de dengue do Brasil no ano de 2022. O estado registrou 204 mil casos, atingindo a marca de 2.832 contaminações para cada 100 mil habitantes, o maior índice do País. Goiás também é o segundo em número de mortes por dengue, com 138 registros no ano. O estado de São Paulo, com 272 mortes, aparece em primeiro.

Entre as cidades brasileiras com mais registros de casos da doença, Goiânia aparece em segundo lugar, com 53,6 mil, Aparecida figura em terceiro, com 24,1 mil, e Anápolis, com 18,9 mil, aparece como a quinta cidade com mais contaminações por dengue.

Calculada pela relação entre número de casos e número total de habitantes, a taxa de incidência da doença na capital está muito acima da média nacional: 3,4 mil casos para cada 100 mil habitantes. Entre as demais Unidades da Federação, somente o Distrito Federal (DF) registra taxa acima de 2 mil casos, e Brasília lidera o ranking de números absolutos com 65 mil.

Joinville, em Santa Catarina, registrou  21 mil casos e completa o ranking de municípios mais afetados. Os dados são do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que contabiliza as notificações registradas até 22 de outubro.

Os altos números da doença em Goiás e no Centro-Oeste, no entanto, são resultado da explosão de casos entre fevereiro e junho. A região Sul é a segunda mais afetada no Brasil. Com a chegada no período chuvoso, a tendência é que os números da dengue, Chikungunya e zika, voltem a subir.

A região Nordeste concentra a maior parte dos casos de Chikungunya no ano, sendo 5 municípios do Ceará entre os 8 mais afetados.


//