Um incêndio destruiu uma área de plantação de bananas em Souzânia, distrito de Anápolis. O proprietário estima que o prejuízo cobre uma área equivalente a 200 campos de futebol. As polícias Civil e Técnico-Científica de Goiás estiveram no local. Embora a investigação esteja em andamento, a equipe suspeita que o fogo tenha começado após o rompimento de um cabo de fiação elétrica.
A concessionária Equatorial, responsável pela rede de alta tensão que passa sobre a propriedade, enviou uma nota ao g1. No comunicado, a empresa afirmou que não houve registros de “ruptura de cabos ou defeitos em equipamentos que possam estar relacionados ao incêndio.
Segundo o proprietário rural, Mirson José Nogueira, as chamas destruíram quase toda a área plantada, que totaliza 12 hectares. Ele estima que o prejuízo seja de R$ 30 mil. “Eram cerca de 600 caixas de banana que já estavam prontas para a colheita”, lamentou.
A queimada foi controlada na sexta-feira (13), após seis dias de avanço do fogo sobre a plantação. No entanto, Nogueira relatou que ainda há focos de incêndio na propriedade. Para evitar que o fogo volte a se espalhar, ele e seus funcionários estão utilizando baldes de água para apagar qualquer foco que apareça.
Para combater as chamas, os produtores usaram abafadores e criaram aceiros para prevenir novos focos. Nogueira estima que levará cerca de dois anos para recuperar toda a área queimada. “Eu vivo disso aqui. Não tenho outra fonte de renda. O que vou fazer agora? Só esperar”, desabafou o produtor.
Fiação elétrica
O delegado da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho, suspeita que o incêndio começou após o rompimento de um cabo de energia. A rede de alta tensão da concessionária Equatorial passa por cima da propriedade.
“Podemos afirmar, pelo visto, que há os indícios fortíssimos que o ponto inicial do evento foi causado pelo rompimento de uma fiação de energia elétrica”, disse Carvalho.
Nota da Equatorial:
A Equatorial Goiás esclarece que para poder responder os clientes sobre demandas de falta de energia, precisa da unidade consumidora que fica na própria conta de energia. O número é vital para identificar as informações da unidade do cliente, trecho da rede que atende o morador e entender o que pode ter provocado a possível falha no fornecimento.
A distribuidora não possui registros de afetação na rede, ruptura de cabos ou defeito em equipamentos que possam estar relacionados ao incêndio no local citado na reportagem. E destaca que qualquer conclusão, neste momento, pode ser precipitada, já que exige conclusões com base em laudos e provas para confirmar a origem do fogo.
Os clientes podem entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento para registros de ocorrências:
Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
Call Center 0800 062 0196;
Atendente Virtual Clara no WhatsApp (62) 3243-2020