Grupos de notícias



Detran-GO reduz prazo de suspensão da CNH de condutores multados por excesso de velocidade


O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás
(Detran-GO) reduziu o prazo de suspensão da Carteira
Nacional de Habilitação (CNH), para motoristas multados por excesso de velocidade. A medida já está em vigor.

O delegado Waldir, presidente do Detran-GO, explica que a medida está alinhada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece multa no valor de R$ 880,41 e suspensão do direito de dirigir que pode variar de 2 a 8 meses na primeira infração, e de 8 a 18 meses na reincidência ocorrida dentro de 12 meses.

Antes da mudança, em Goiás, os motoristas flagrados excedendo a velocidade da via em mais de 50%, após processo administrativo, tinham o direito de dirigir suspenso por seis meses. Agora, será de dois meses, caso não haja outra infração grave ou gravíssima registrada nos últimos 12 meses.

Em caso de condutores com registro de infrações, a pena será de seis meses de suspensão, além de multa a depender da porcentagem da velocidade registrada pelo radar.
Além disso, conforme o presidente do Detran-GO, os motoristas reincidentes na infração por velocidade, que não tenham outras infrações terão o direito de dirigir vetado por oito meses. Waldir ainda explica que a medida tem caráter educativo.

CNHs suspensas por excesso de velocidade
Segundo o Detran-GO, apenas este ano, aproximadamente de 36 mil processos de suspensão do direito de dirigir foram instaurados. Deste total, mais de 8 mil condutores foram penalizados e outros 5.657 serão punidos ainda neste mês de julho.

Conforme Waldir, 90% dessas suspensões são referentes ao excesso de velocidade.
Além disso, conforme levantamento feito pelo órgão, entre janeiro e junho deste ano mais de 40 mil motoristas foram multados por ultrapassar em 50% o limite máximo de velocidade da via. O número é 2,99% menor se comparado ao mesmo período de 2023 - quando 41.795 condutores foram multados.


//