Grupos de notícias



CÂMERAS DE SEGURANÇA DA PREFEITURA DE ANÁPOLIS AJUDARAM A SOLUCIONAR QUASE 300 CRIMES EM 8 MESES


O sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Anápolis tem sido peça-chave no combate à criminalidade no município e apoiou cerca de 280 ocorrências entre junho de 2025 e janeiro de 2026. Por meio do Observatório Municipal de Inteligência, estrutura vinculada à Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), as forças de segurança têm acesso a imagens de 286 câmeras, que possibilitam respostas mais rápidas às ocorrências e apoio às investigações, fortalecendo o trabalho policial.

Com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas, o sistema tem sido fundamental para a identificação de suspeitos e foragidos, além da localização de veículos envolvidos em ocorrências. No período analisado, os furtos lideraram os registros, com cerca de 75 ocorrências (27%), envolvendo principalmente furto de fios, veículos, motocicletas, estabelecimentos comerciais e residências. Em mais de 60% dos casos, as imagens captadas contribuíram diretamente para a identificação dos autores e a recuperação de bens.

As averiguações gerais somaram 55 registros (20%), incluindo disparos de arma de fogo, brigas, ameaças, incêndios urbanos, situações de risco social e apoio em casos de desaparecimento. Os roubos totalizaram cerca de 35 ocorrências (13%). O período também registrou aproximadamente 25 ocorrências de tráfico de drogas (9%) e foram identificados 12 casos de homicídio ou tentativa (3%).

O diretor do Observatório de Inteligência e coronel da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), Paulo Roberto de Oliveira, explica que a Prefeitura possui uma parceria com o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) e também um convênio com a Polícia Civil. “Aqui dentro da unidade temos sempre um policial militar observando tudo, e qualquer ação suspeita é informada para que providências sejam tomadas imediatamente. Além disso, permitimos que a Polícia Civil tenha acesso às nossas imagens para a elucidação de casos”, destacou.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos de Anápolis e de seus distritos, e a ideia é que o sistema continue sendo ampliado e aprimorado. “Vamos seguir apostando no uso da tecnologia como aliada da segurança pública, garantindo a integração entre as forças de segurança e mais tranquilidade para a população”, finalizou Paulo Roberto.


//