Grupos de notícias



Cerca de 5% dos goianos deixam declaração do Imposto de Renda para último dia, aponta Receita Federal


Cerca de 5% dos goianos deixam a declaração do Imposto de Renda para o último dia, segundo a Receita Federal. O prazo se encerra nesta quarta-feira (31) e, até o momento, mais de 1,2 milhão de goianos já entregaram suas declarações, sendo 31% de restituição para cerca de 115 mil moradores do estado.

“É um dado recorrente, normalmente no último dia a gente sempre tem cerca de 5% das declarações entregues”, explicou Jorge Martins, auditor da Receita em Goiás. Os estados que mais tiveram contribuintes foram: Abadia de Goiás, Abadiânia, Acreúna, Adelândia e Águas Lindas de Goiás.

De acordo com a Receita Federal, a maior parte das dúvidas dos contribuintes vem da declaração do auxílio emergencial, rendas com aluguel e outros faturamentos provenientes de venda de imóveis, partilha de bens, por ocasião de divórcio, morte, herança e operações em criptomoedas.

Até 2022, o prazo para a declaração do Imposto de Renda ia até 22 de abril, mas em 2023 foi prorrogado. Neste ano, os contribuintes tiveram um prazo estendido, do dia 7 de março ao dia 31 de maio.

Multa

Os contribuintes que não entregarem suas declarações até às 23h59 desta quarta-feira (31) pagarão multa e correm o risco de ficar com o CPF pendente. A expectativa da Receita Federal é que 39,5 milhões de brasileiros enviem a declaração até o final do dia.

Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa.

Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). O Darf da multa pode ser emitida pelo programa do imposto de renda ou pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda.

Além da multa, quem não entregar a declaração do IR ficará com “pendência de regularização” no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Quem está com o documento irregular fica impedido de conseguir um financiamento, empréstimo, tirar passaporte, abrir conta bancária, entre outros. Para saber se o CPF está com alguma pendência basta acessar o site da Receita Federal. Para saber se o CPF está com alguma pendência basta acessar o site da Receita Federal.


//