Grupos de notícias



PF faz operação contra fraudes na regulação do SUS em 7 cidades de Goiás; políticos estão entre os investigados


Sete municípios goianos são alvo de operação da Polícia Federal que investiga fraudes no sistema de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quinta-feira (13), estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão contra os envolvidos, durante as gestões municipais entre os anos de 2016 e 2020. Entre os investigados estão servidores públicos do alto escalão, como prefeitos e secretários municipais de saúde.

O objetivo das fraudes, de acordo com a PF, era realizar favores políticos e garantir a continuidade da empresa como contratada do município beneficiado. Os alvos da operação são os municípios de Goiânia, Senador Canedo, Pirenópolis, Matrinchã, Goianápolis, Buriti Alegre e Posse.

Os crimes investigados são inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa, corrupção passiva e fraude ao caráter competitivo de licitação.

Em nota, a prefeitura de Matrinchã informou que o Município contribuiu com a operação realizada "fornecendo documentos relativos a antiga gestão referente as licitações do exercício de 2017 a 2019" e se coloca à disposição para continuar colaborando com as investigações. (Veja abaixo a nota na íntegra)

A prefeitura de Pirenópolis também se manifestou afirmando que "está à disposição para contribuir com os trabalhos da Polícia Federal assim que for solicitada".

Esquema

Segundo informou a Polícia Federal, a investigação identificou que empresas gestoras dos sistemas de saúde em Goiás manipulavam o sistema de regulação, por meio de contratos com diversas prefeituras. Conforme apontado pelas diligências, os representantes dessas empresas usavam a inserção de dados falsos em sistemas, e assim conseguiam desviar a cota do Programa de Pactuação Integrada de alguns municípios em favor de outros.

Prefeitura de Matrinchã

"Sobre a ação da Polícia Federal (PF) realizada nesta manhã de quinta-feira, 13, através de Mandado de Busca e Apreensão da “Operação Troco”, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, viemos esclarecer que; O Município contribuiu com a operação realizada fornecendo documentos relativos a antiga gestão referente as licitações do exercício de 2017 a 2019, Nesse contexto essa administração pautada na transparência, na responsabilidade, no compromisso social se coloca à disposição para continuar colaborando com as investigações e acompanhará o desenrolar do processo dos fatos para esclarecimento da verdade e da justiça."

Prefeitura de Pirenópolis

"A Prefeitura Municipal de Pirenópolis informa que a operação Troco da Troca da Polícia Federal investiga possíveis irregularidades referentes à gestão passada (2016-2020). No entanto, reitera que está à disposição para contribuir com os trabalhos da Polícia Federal assim que for solicitada."


//