A Delegada Titular da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente de Anápolis (DPCA), detalhou a prisão de um idoso Antônio Baeta de Oliveira de 83 anos na manhã desta sexta-feira (12), investigado por abusar sexualmente de uma criança de 12 anos em Anápolis.
Segundo apurado, no dia 25 de agosto, a vítima, que é autista, registrou, com um aparelho celular, o momento que o idoso praticou o abuso sexual enquanto conversava com a mãe dela, que é deficiente visual e, portanto, não percebeu o que estava acontecendo.
Dias depois, a criança postou o vídeo em uma rede social da genitora fazendo com o que o conteúdo chegasse ao conhecimento da PCGO. Imediatamente foram Iniciadas as investigações, sendo possível identificar a vítima e o investigado.
Foi apurado que o homem prevalecia-se da vulnerabilidade física e financeira da genitora, oferecendo-lhe ajuda, como dinheiro e alimentos, e aproveitando-se, ainda, da condição da vítima, que é autista, para praticar os abusos.
A PCGO representou pela prisão preventiva do indivíduo, que foi deferida em prazo recorde pelo Poder Judiciário, após célere parecer do Ministério Público.
O homem, que residia no mesmo endereço por mais de cinquenta anos, evadiu-se de Anápolis, após a repercussão do vídeo, sendo localizado e preso, logo pela manhã desta sexta-feira, na cidade de Mutunópolis-GO, distante quase 400 quilômetros.
Foi cumprido, ainda, um mandado de busca e apreensão, em desfavor do investigado, sendo apreendido dispositivo eletrônico que será devidamente periciado.
A divulgação da imagem e da identificação do preso ocorreu em conformidade com a Lei n° 13.869/2019 e com a Portaria n° 547/2021/DGPC, conforme despacho da autoridade policial responsável pelo inquérito, fundamentada na possibilidade concreta de identificação de novas vítimas.