Pontos de coleta das doações estão espalhados em mais de 20 locais da cidade
A solidariedade marcou o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2024, que tem como tema ‘Sua doação pode ajudar alguém, sua solidariedade também!’. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 29, no hall do Centro Administrativo, e deu a largada para o tradicional período de doações de agasalhos, cobertores, meias e roupas de frio, em bom estado de conservação, para pessoas em situação de vulnerabilidade do município.
“Essa campanha acontece para nos dar mais dignidade, porque o frio não poupa ninguém”, disse Kellen dos Reis, de 31 anos, com a filha de sete meses no colo. Adélia da Silva Brito, 43 anos, não escondeu sua emoção em participar de um evento como esse. “Sou mãe de 11 filhos e tenho 11 netos. Você imagina a situação de uma pessoa como eu ver minha família sentir frio? É muito triste”. Todas as duas foram as primeiras a receber cobertores pelas mãos da primeira-dama e deputada Estadual, Vivian Naves.
Levantamento da Secretaria de Integração revela que em 2020 foram arrecadados mais de 1,2 mil cobertores e agasalhos. Já em 2021, foram mais de 2 mil. No ano seguinte, foram mais de 2,4 mil peças. Em 2023, esse número foi para mais de 3 mil e este ano a meta é superar a arrecadação do ano anterior. A previsão é que a campanha seja realizada até os próximos três meses, ou seja, até o final de agosto.
O prefeito Roberto Naves ressaltou que de junho até o mês de agosto as temperaturas em Anápolis caem muito e que essa campanha vem para cuidar das pessoas em estado de vulnerabilidade. “Quero agradecer as parcerias que nós temos e que faz essa campanha acontecer, mas queria dizer ainda que a função da Prefeitura é cuidar da alimentação da população, oferecer cursos para que elas consigam um emprego, acolher àqueles que mais precisam e hoje estamos aqui entregando cobertores da maior qualidade.”
“As pessoas devem ter a generosidade de abrir as portas dos armários e também do coração para que tenhamos uma campanha de sucesso. Então, vai aqui o meu pedido, para aqueles que possam contribuir com a doação do agasalho, de roupas, de calçados para realmente a gente aquecer os corações de quem tanto precisa. E os pontos para doações estão espalhados na cidade também, então não há dificuldade”, destacou a primeira-dama e deputada Estadual, Vivian Naves.
Para iniciar a campanha, já serão doados agasalhos e cobertores arrecadados, que serão entregues durante as ações do Programa Voluntários de Coração e também para instituições parceiras que têm realizado o acolhimento das pessoas que mais precisam.
“Hoje estamos dando início à Campanha do Agasalho, que tem o objetivo de arrecadar agasalhos, itens para o frio, cobertores, tudo aquilo que a população quiser doar para atender as demandas das famílias que estão passando por um momento de vulnerabilidade, para as pessoas em situação de rua. Então, cada um pode fazer a sua parte. Essa é uma campanha que nós sabemos que vai aquecer, não só o momento de frio, mas o coração de cada pessoa que vai receber essa doação”, pontuou a secretária de Integração, Márcia Jacinta.
O reitor da Universidade UniEvangélica, Carlos Hassel Mendes, disse que é uma alegria muito grande fazer parte dessa campanha ao longo dos últimos oito anos. “Temos um ponto de coleta em nossa universidade e essa campanha representa o amor ao próximo, a forma de você atender a milhares de famílias que passam necessidade. Às vezes tão próximo da gente, tão vizinho da gente, e a gente passa desapercebido.”
Confira os pontos de coleta da Campanha do Agasalho:
- Acia
- Anashopping
- Base Aérea
- Brasil Park Shopping
- Câmara Municipal
- CDL
- Cruzada pela Dignidade
- Corpo de Bombeiros
- Eco Vias do Araguaia
- Faculdade Fibra
- Faculdade Fama
- Faculdade Católica
- Genesis Office
- Igreja Ap. Fonte da Vida
- Prefeitura de Anápolis
- Secretarias Municipais
- Senai
- Senac
- Rotary Clubs de Anápolis
- UniEvangélica