Espaço homenageia Carlos Alberto Pasti, apaixonado pelo esporte e servidor público, e vai atender até 600 usuários de forma simultânea
O prefeito Roberto Naves inaugurou na manhã deste sábado (13) o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Carlos Alberto Pasti, na Vila Esperança. O evento teve a participação de mais de 500 crianças e adolescentes, representantes de 23 escolas de Anápolis, que estrearam as pistas de atletismo, a academia e a quadra poliesportiva.
A estrutura é capaz de ofertar 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica para 600 usuários simultâneos. Atletas de alto rendimento e, sobretudo, crianças em situação de vulnerabilidade social, vinculadas ao Programa Integração, utilizarão o novo espaço.
Iniciada em 2014, pelo Governo Federal, a obra foi paralisada diversas vezes ao longo dos anos. A conclusão do CIE Carlos Alberto Pasti foi uma determinação de Roberto Naves. Mais de R$ 1,8 milhão foram investidos pela Prefeitura, por meio do programa Anápolis Investe, para entregar o equipamento esportivo à comunidade.
“Trabalhamos e conseguimos destravar todas as obras que estavam paralisadas quando assumimos em 2016”, disse o prefeito. “Não foi fácil. Não foi simplesmente concluir. Precisamos fazer toda a drenagem da região, que sofria com alagamentos”, concluiu.
O Centro de Iniciação ao Esporte é o primeiro projeto em Anápolis que vai unificar modalidades olímpicas e paralímpicas e tem um ginásio poliesportivo de 1.350 metros quadrados, pistas de atletismo e para saltos em distância, estrutura de basquete de padrão internacional, academia completa, sala de professores, vestiários, enfermaria, banheiros, área de apoio e administração.
O estacionamento externo tem 1,1 mil metros quadrados de área. Também foram instaladas arquibancadas. O CIE Carlos Alberto Pasti foi erguido pensando ainda na acessibilidade, com a instalação de uma estação elevatória para pessoas com deficiência que vão utilizar a academia.
Roberto ressaltou que “o esporte é uma ferramenta capaz de mudar e melhorar a vida das pessoas e, por isso, inauguramos este espaço com muita alegria e queremos vê-lo cheio todos os dias, com o futuro do esporte anapolino e brasileiro.”
“É um momento muito importante para a cidade. No CIE, vamos beneficiar crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Vamos trazer inclusão social pelo esporte. Além de lazer, esporte é saúde mental e traz para os nossos jovens e, aqui, temos este espaço de desenvolvimento pessoal”, ressalta a secretária de Integração, Márcia Jacinta.
A primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves parabenizou o trabalho da gestão e reforçou que o novo local vai atender as comunidades escolares. “Quero ver aqui, no contraturno escolar, as crianças da nossa Rede Municipal de Ensino praticando esportes.”
Homenagem
O CIE homenageia o fotojornalista, cinegrafista e servidor Carlos Alberto Pasti. Falecido em 9 de março deste ano, ele atuou na Diretoria de Esporte desde 1988, também foi árbitro da Confederação Brasileira de Futsal e teve um papel reconhecido em sua trajetória no jornalismo goiano.
A viúva de Carlos Alberto Pasti, Surami, não escondeu a emoção e agradeceu ao prefeito pela homenagem. “Ele foi um grande homem, pai e marido, mas muito apaixonado pelo esporte. Onde houvesse esporte em Anápolis, ele estava presente”, afirmou.
Surami e os filhos do ex-servidor, Rossini e Camila, participaram da cerimônia de descerramento da placa de inauguração.