_Prefeitura de Anápolis já ofereceu formação profissional a mais de 6 mil trabalhadores desde 2020_
“Tenho um computador em casa e agora já consigo formatar ele sem a ajuda de um profissional”, comentou Ana Vitória do Carmo, de 16 anos. Ela foi uma das participantes do curso de montagem e manutenção de computadores, oferecido pela Prefeitura de Anápolis com direito a certificado de conclusão. As aulas aconteceram no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec), nos últimos dias, combinando teoria e prática sobre configuração do Bios, através do setup, classificação, componentes e periféricos, além de técnicas de montagem e desmontagem dos PCs.
Já o aluno João Paulo Araújo, 16, é apaixonado por programação e vê o curso como forma de abrir portas para o mercado de trabalho. “Estou estudando, mas já pensando lá na frente. Esse é o terceiro curso que faço pela Prefeitura. Estou em busca de qualificação”, reforça.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins, “o que é ensinado aos participantes não é para que levem só para a carreira profissional, mas também para a vida”. Somente na primeira etapa das aulas de montagem e manutenção de computadores, mais de 140 pessoas fizeram sua inscrição para o curso, esgotando o número de vagas no segundo dia de inscrição. A diretora de Indústria e Comércio, Letícia Jury, informa que ainda neste semestre será disponibilizado o módulo avançado do curso.
*Qualificação*
No contexto das estratégias para geração de empregos formais, a Prefeitura de Anápolis se posiciona como um dos grandes centros de formação profissional em Goiás. Entre janeiro de 2020 e junho de 2022, a administração ofereceu qualificação para o mercado de trabalho a 6 mil trabalhadores do município. São cursos gratuitos, ministrados nos Centros de Formação Profissional (Cenfor), CEITec, Espaço da Oportunidade e ainda em parceria com instituições do Sistema S (Senai, Sebrae e o Senar).