Após a inauguração da UPA da Mulher começam as obras no prédio, que será totalmente destinado à atenção básica
Em breve, moradores do Jardim Calixto e região contarão com uma nova unidade de saúde. O local onde atualmente funcionam a unidade Abadia Lopes da Fonseca e o Cais Mulher, será totalmente renovado e transformado e terá horário estendido, ampliando a capacidade de atendimento. As mudanças ocorrerão logo após a inauguração da UPA da Mulher Jamel Cecílio, prevista para o início do segundo semestre.
“Assim que entregarmos a UPA da Mulher iniciaremos a reforma e ampliação da unidade, que será uma das maiores da cidade. Com o funcionamento em horário estendido, desafogaremos a UPA Alair Mafra e vamos cobrir toda aquela região com os serviços da atenção básica em saúde”, diz o prefeito Roberto Naves.
O prefeito ressalta ainda que esta é mais uma ação que consolida a reestruturação iniciada há alguns anos, quando surgiu a necessidade da construção da UPA Pediátrica. À época, o Cais Mulher passou a funcionar ao lado da unidade básica de saúde, já o Banco de Leite Humano ganhou uma sede própria no Bairro São Joaquim. “Assim como fizemos com o Banco de Leite que hoje possui sua sede própria, pensando no bem-estar e saúde de mães e bebês, sem qualquer risco de contaminação ou intercorrências por estar junto a uma unidade de atendimento, faremos com as mulheres anapolinas que terão um local específico”, pontua Roberto Naves.
Todos os serviços hoje ofertados pelo Cais Mulher serão transferidos para a UPA da Mulher, que contará com espaço para os atendimentos eletivos, com oito consultórios médicos, salas de mamografia, nutrição, psicologia, assistência social e farmácia. Além disso, abrigará a Casa da Mulher Anapolina em uma área de 380 metros quadrados, oferecendo apoio jurídico às mulheres, com a presença de representantes do Ministério Público de Goiás, do Juizado e da Polícia Civil, além de suporte psicossocial. Pensando nas mães, a unidade de saúde contará ainda com um amplo espaço infantil.
A UPA da Mulher está sendo construída no local onde funcionava o antigo Hospital Jamel Cecílio, cujas instalações foram avaliadas como fora de padrão tanto pela Vigilância Sanitária como pelo departamento de engenharia. O prédio possui mais de três mil metros quadrados e passa por reconstrução total.
“Toda essa estrutura foi pensada para atender com carinho todas as mulheres. Como deputada e primeira-dama, fico muito feliz e honrada em realizar o sonho de destinar um espaço que ficará tão belo para nós, mulheres, que teremos aqui todas as especialidades médicas que precisamos”, frisou a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, que destinou 100% das emendas parlamentares, cerca de R$ 11 milhões, para a construção da unidade.