Grupos de notícias



Justiça decreta prisão de caminhoneiro bêbado que causou acidente e mortes na BR-040, em Cristalina.


O motorista de caminhão que causou um acidente envolvendo outras três carretas, em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, José Ires de Matos da Silva, foi preso preventivamente por ter sido flagrado dirigindo sob efeito de álcool e tentado fazer uma conversão em local proibido, resultando na morte de duas pessoas.

A decisão da juíza Priscila Lopes da Silveira, desta quarta-feira (20), aponta que a prisão preventiva pode ser decretada como uma forma de garantir a ordem pública, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. O pedido para converter a prisão em flagrante do caminhoneiro em preventiva é do promotor de Justiça Márcio Vieira Villas Boas Teixeira de Carvalho, da 1ª Promotoria de Cristalina.

Crime

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa, fica sujeito a pena de reclusão de cinco a oito anos, além da suspensão do direito de dirigir enquanto seguirem as investigações.

Acidente

O acidente aconteceu no dia 13 de julho quando José Iris dirigia um caminhão sob efeito de álcool. Ele tentou fazer uma conversão em local proibido, no Km 74 da BR-040, em Cristalina. Como não conseguiu realizar a manobra, o veículo caiu em uma vala, ficando uma parte dele sobre a pista.

No mesmo trecho, outros três caminhões que trafegavam no local não conseguiram frear e acabaram se chocando contra o caminhão caído. Duas pessoas morreram no local e outras duas ficaram feridas, entre elas, José Iris, que foi conduzido ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Cristalina.


//