Goiás avalia a possibilidade de antecipar a aplicação da 2ª dose de vacinas contra Covid-19 da AstraZeneca em pessoas com 50 anos ou mais que já tomaram a 1ª dose. A decisão já foi tomada por outros seis estados brasileiros com a intenção de proteger melhor as pessoas mais vulneráveis.
“Quanto mais oferta tivermos, dentro desse quadro e dessa análise feita pelo comitê, nós vamos poder antecipar a aplicação da segunda dose e assim, dar uma cobertura maior e mais rápida, para que não tenha o comprometimento de nossa população”, disse o goverando do estado, Ronaldo Caiado (DEM).
Caiado abordou esse tema durante a maratona de imunização em Goiânia no sábado (10).
Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim explicou que essa possibilidade está sendo avaliadoa pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo ela, é importante balancear e garantir o avanço da imunização contra a Covid-19 ao mesmo tempo que se amplia a segurança de pessoas com 50 anos ou mais - população mais vulnerável ao coronavírus.
“A gente precisa que grande parte da população tenha ao menos uma dose, mas a gente também precisa proteger mais quem tem mais risco de formas graves. Estudo da Fiocruz mostra isso, que para pessoas com 50 anos ou mais o risco é maior. Por isso, talvez nessa faixa etária haja essa antecipação com nossa equipe técnica”, detalhou.