Grupos de notícias



Enem 2022: mais de 130 mil estudantes são esperados no 2º dia de provas em Goiás; veja regras.


Mais de 130 mil estudantes são esperados, neste domingo (20), para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiás. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (veja todos os detalhes sobre a prova abaixo).

No primeiro dia de avaliações, realizado no domingo passado (13), mais de 95 mil pessoas fizeram as provas em todo o estado, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste segundo dia de provas, os estudantes responderão questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Na primeira etapa as questões foram de ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação.

Após o fechamento dos portões, as provas começam às 13h30. Os estudantes só podem sair depois das 15h30, sem levar o caderno de questões. Depois das 18h, podem sair com o caderno. As provas terminam às 18h30.

Cronograma do segundo dia de provas
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Duração: 5 horas
A partir das 15h30: o aluno pode sair da prova, mas sem o caderno de questões
A partir das 18h: pode sair com o caderno de questões
Fim das provas: 18h30

O que tem que levar no dia da prova:
Documento com foto;
Caneta de tinta preta e material transparente;
É recomendado levar o cartão de inscrição impresso;
Lanche, água e álcool gel.
A novidade é que neste ano os documentos digitais também serão aceitos, como o e-título, carteira de motorista e o RG digital. Eles têm que ser apresentados nos aplicativos oficiais. Não vale captura de tela nem foto do documento.

O que não pode levar:
Equipamentos eletrônicos;
Óculos escuros;
Chapéu ou boné;
Lápis ou lapiseira e borracha;
Livros
Relógio
Se o estudante levar o celular para avisar alguém da família quando a prova terminar, por exemplo, ele tem que ficar desligado. A professora Thelma Perini, especialista em Enem, explica que se o aparelho tocar no momento da prova, a pessoa será desclassificada.

O que é o Enem?
O Enem é realizado anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). O exame avalia o desempenho do estudante e colabora para o acesso à educação superior e ao financiamento estudantil.

De acordo com o Inep, qualquer pessoa pode fazer o Enem, mas os “treineiros”, aqueles que ainda não concluíram e não vão concluir o ensino médio em 2022, só podem usar o resultado para autoavaliação de conhecimentos.

Estrutura do exame:
4 provas objetivas;
180 questões;
45 questões em cada área do conhecimento;
1 redação: com 7 linhas no mínimo e 30 linhas no máximo, sendo um texto dissertativo-argumentativo a partir de situação-problema.


//